O que é Voz sobre IP? Tire suas dúvidas e fale mais!

voz sobre IP

Você tem uma empresa que precisa se comunicar com clientes, fornecedores e entre a própria equipe? Então precisamos falar da tecnologia Voz sobre IP.

A princípio, esse termo pode soar meio estranho e técnico demais, mas ao longo do post de hoje você vai entender que se trata de algo que nós sempre falamos aqui em nosso blog – e, inclusive, vai te ajudar a economizar bastante nesse setor.

A definição de Voz sobre IP

Voz sobre IP nada mais é do que a tradução do termo Voip, proveniente do inglês Voice over Internet Protocol.

Para entender o significado prático desse termo, vamos fazer uma analogia com a telefonia convencional, ou seja, a telefonia analógica.

No sistema convencional, precisamos de vários aparatos, mas que, de um modo geral, se resumem em: uma rede telefônica (sistema de telecomunicações que dá suporte à transferência entre os pontos terminais de redes) e um aparelho de telefone.

Na tecnologia Voz sobre IP, a lógica é a mesma, mas mudam-se os aparatos. Enquanto a rede telefônica passa a ser a internet, o aparelho de telefone passa a ser um endereço IP.

O que isso quer dizer? Voz sobre IP é nada mais do que fazer e receber ligações pela internet. Simples assim, não é mesmo?

A comunicação por voz, com qualidade e utilizando a internet, tornou-se possível graças aos avanços nesse setor, principalmente depois do surgimento e da popularização da internet banda larga. Não é à toa que a telefonia Voip vem sendo muito utilizada por pessoas físicas e empresas mundo afora.

Bom, na prática, para que a tecnologia Voz sobre IP se torne realidade em sua empresa, não é preciso de grandes investimentos em equipamentos. Com os dispositivos que você já tem acrescidos de uma conta Voip, dá para otimizar o atendimento telefônico da empresa.

Eis os requisitos:

– Internet com boa velocidade de conexão;

– Uma conta Voip;

– Dispositivos para realizar as ligações (computadores, smartphones ou tablets);

– Softphone, que é um software ou aplicativo baixado nesses dispositivos para utilizar o Voip.

– Opcionais: adaptadores ATA, caso você já tenha telefones fixos na empresa e queira continuar utilizando-os, e telefones IP, caso queira investir em aparelhos fixos com a tecnologia Voz sobre IP já integrada.

As vantagens de utilizar Voz sobre IP no atendimento telefônico empresarial

– Mobilidade, já que você e seus funcionários podem realizar a comunicação interna e externa a partir de dispositivos móveis.

– Economia de custos, já que as tarifas Voip podem ser até 70% mais baratas que as da telefonia convencional.

– Integração da tecnologia Voz sobre IP a softwares de gestão, como CRM, por exemplo, facilitando a gestão da telefonia e integrando os setores de marketing e vendas.

– A pessoa que está do outro lado da “linha” (ou melhor, da rede de internet) não precisa ter instalado no dispositivo o mesmo aplicativo (como no caso de WhatsApp e Skype, por exemplo). Com Voz sobre IP você faz chamadas até mesmo para telefones fixos a tarifas bem pequenas.

– Com o Voip aqui da FaleMais, a empresa se comunica gratuitamente entre os ramais, gerando ainda mais economia.

– Ainda falando em gestão da telefonia, a tecnologia de Voz sobre IP permite o acompanhamento de métricas e KPIs nesse departamento na empresa, ajudando a aperfeiçoar ainda mais o atendimento telefônico.

– Se integrado a um PABX virtual, esse sistema de telefonia oferece uma série de recursos profissionais (como gravação de chamadas, histórico completo de ligações, menu automático de atendimento, fila de espera personalizada, encaminhamento de chamadas, etc.).

Para conhecer mais vantagens que a FaleMais oferece em seus planos de Voz sobre IP, leia este post aqui.

As ferramentas que podem ser integradas à tecnologia Voip

Dependendo do tipo de plano Voip escolhido, a empresa pode adquirir ainda mais ferramentas que otimizam o atendimento telefônico, tais como:

– PABX virtual, que proporciona aqueles recursos profissionais que citamos logo acima – leia mais detalhes neste post aqui;

– Número virtual, no qual você atribui um número a outro DDD fora da sua área, tornando o custo da ligação entre eles o mesmo de uma chamada local (mais detalhes aqui);

– Número 0800 virtual, que tem ainda mais recursos que o analógico, mas com tarifas baixas. Saiba mais aqui.

Bom, agora que você já conhece tudo o que a tecnologia Voz sobre IP (Voip) pode fazer pela sua empresa, eis a pergunta que não quer calar: os planos Voip cabem no bolso de todos os empreendimentos? Mesmo os que ainda estão dando os primeiros passos no mercado?

A resposta é sim, pelo menos aqui na FaleMais! Descubra agora as características e valores de todos os nossos planos voltados a empreendimentos de todos os portes. Até a próxima!

Comunicação estratégica: reduza o ruído entre times e venda mais!
PABX virtual: o segredo para otimizar a comunicação na empresa

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.