Voip: qual o significado de Voice Over Internet Protocol

Voip significado: se você tem uma empresa, independentemente do tamanho ou do segmento, precisa entender a importância do chamado Voice Over Internet Protocol no mercado.

Como o atendimento telefônico continua tendo a sua importância, assim como o uso da internet, nada melhor do que unir esses dois mundos e estruturar uma telefonia de qualidade digital e cheia de recursos profissionais.

Entenda melhor sobre isso no post de hoje.

Voip significado: o que quer dizer Voice Over Internet Protocol

Voz sobre Protocolo de Internet. Esta é a tradução da sigla Voip. Trata-se de uma tecnologia que possibilita a realização e o recebimento de ligações via internet, sem a necessidade de um linha analógica.

Isso é possível porque os sinais de áudio são transformados em dados digitais, exatamente como ocorrem em chamadas de áudio via WhatsApp e Skype, por exemplo. Aliás, esses dois aplicativos são exemplos de Voip.

Bom, sabendo disso, você talvez possa se perguntar: “Se eu posso fazer chamadas de áudio e vídeo gratuitamente via Skype, que é um exemplo de Voip, por que pagar por um plano?”. 

Simples: quando você liga via Skype, a outra pessoa também precisa ter o mesmo aplicativo instalado – ou se você ligar para um telefone, você acabará pagando pelos minutos da ligação.

Quando você adquire um plano de Voip, a sua empresa pode ligar e receber chamadas a partir de computadores, telefones celulares e telefones fixos. Sem contar com a possibilidade de contratar um PABX para distribuir a linha Voip em ramais. 

Uma curiosidade sobre o Voip significado: a tecnologia não é tão nova assim; ela surgiu nos anos 90, mas como naquela época ainda não existia uma internet com velocidade suficiente, o Voip ficou um tempo esquecido. A responsável pelo seu ressurgimento foi a internet banda larga, que, juntamente às conexões wi-fi, tornaram a tecnologia acessível a todas as empresas.

Como funciona o Voip?

Depois de entender o Voip significado, vamos entender como ele funciona.

É possível utilizar Voip de duas maneiras:

  1. Ligando de computador para computador (ou outros dispositivos móveis que têm acesso à internet, como tablets e smartphones);
  2. Ligando de computador para telefone fixo.

 

voip

Para estruturar um atendimento telefônico via Voip na empresa, não é necessário investir grandes somas de dinheiro. Os itens necessários são:

  • Internet com boa velocidade (entre 50 e 80 Mpbs dedicados por ligação);
  • dispositivos conectados à internet para fazer e receber as chamadas (como computador, telefone, tablet e smartphone);
  • Headsets, caso a comunicação seja feita exclusivamente via computadores;
  • Adaptador ATA, caso você prefira continuar utilizando os aparelhos fixos para as ligações Voip;
  • Um aplicativo ou software instalado para ser o discador Voip;
  • Um plano Voip configurado. 

Vale lembrar que quando você precisa de ramais para a comunicação interna, basta adquirir um PABX virtual, que funciona totalmente em nuvem. Aliás, as ligações entre os ramais são totalmente gratuitas. 

Saiba mais: como instalar Voip em 4 passos simples.

Quais as vantagens de utilizar Voip na empresa?

Depois de entender o Voip significado e como ele funciona, saiba que existem vantagens interessantes para as empresas.

Três dessas vantagens são:

 

  • O Voip tem baixo custo: com o Voip, a tarifa do minuto das chamadas é única, independentemente do horário, do DDD e da operadora do número. Além disso, a ligação entre os ramais é gratuita, mesmo que esses ramais estejam localizados fora da sede da empresa. 
  • O Voip garante a mobilidade da equipe: como a ligação Voip é feita totalmente via internet, celulares e smartphones conectados passam a utilizar a tecnologia. Isso é perfeito para empresas que possuem colaboradores remotos, filiais em outras localidade ou vendedores externos. A comunicação interna da sua empresa agradece.
  • O Voip oferece recursos profissionais: menu automático de atendimento, saudação personalizada, fila de espera, transbordo de chamadas, gravação de ligações, correio de voz…São muitos recursos que antes eram acessíveis apenas a grande empresas, mas que hoje estão disponíveis a pequenos empreendimentos que utilizam Voip.

 

Bom, depois de entender o Voip significado, está na hora de conhecer os 5 sinais de que a sua empresa precisa urgentemente da tecnologia Voip

Estratégia de vendas por telefone: 10 dicas do que fazer e do que não fazer
Provedor Voip: conheça os planos da Falemais

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.