VoIP para pequenas empresas: vale a pena?

VoIP para pequenas empresas: vale a pena?

Para entender melhor sobre a necessidade ou não de Voip para pequenas empresas, vamos voltar um pouco no tempo. 

Houve uma grande mudança nas relações de consumo nos últimos anos. Enquanto há pouco tempo o comércio era dominado por grandes corporações e as pequenas empresas acabaram sumindo do mapa, atualmente esse quadro se inverteu. 

Vemos uma crescente participação das marcas menores, que ganham destaque e já abocanham uma fatia gorda do mercado em diversos setores. Para você ter uma ideia, em fevereiro de 2019, micro e pequenas empresas foram as responsáveis pela criação de 72% de vagas de trabalho com carteira assinada. 

E cá entre nós, um dos maiores motivos para esse salto é, sem dúvidas, a tecnologia. Ela democratiza a disputa e permite mais igualdade de condições. 

E a telefonia Voip é uma das grandes mudanças do momento. Ela vem substituindo a telefonia tradicional e permitindo que os empreendimentos de menor porte economizem ao mesmo tempo em que ganham em qualidade no atendimento.

Então, respondendo à pergunta inicial: sim, vale a pena investir em Voip para pequenas empresas. 

Veja a seguir quais são as vantagens do uso dessa tecnologia e saiba como o Voip pode ajudar a alavancar os seus negócios!

O que é Voip?

Você com certeza já ouviu falar de Voip, mas não necessariamente compreende o que ele é. 

O nome Voip é, na verdade, uma sigla que significa Voice Over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo IP), ou seja, é uma tecnologia que usa a internet já disponível para transmitir suas ligações através de softwares ou adaptadores específicos para isso (caso a empresa escolha ligar via Voip utilizando aparelhos de telefone analógicos). 

Por utilizar a internet para fazer as ligações, a telefonia Voip praticamente elimina os custos de longa distância nacional, fazendo com que as ligações tenham tarifas muito mais baixas, como as ligações locais – aliás, essa economia pode chegar a 80%, tornando o Voip para pequenas empresas realmente viável financeiramente falando. 

Como o Voip para pequenas empresas pode ajudá-la a crescer?

A tecnologia Voip para pequenas empresas surge como uma alternativa muito mais vantajosa, mesmo as que não gastam muito com telefone. Além da economia, ela pode substituir a telefonia tradicional, melhorando o atendimento e tornando a experiência do cliente muito mais satisfatória.

O Voip para pequenas empresas traz uma série de benefícios que um gestor inteligente definitivamente não pode abrir mão, pois esse tipo de tecnologia dá ao pequeno empresário a chance de ter recursos profissionais, que antes eram acessíveis apenas para empresas com alto poder aquisitivo e que estavam dispostas a investir milhares de reais em centrais telefônicas modernas e de última geração.

A tecnologia Voip traz a democratização de serviços de telefonia trazendo todos esse recursos de grandes centrais telefônicas para a internet (por meio da computação em nuvem) e que agora o pequeno empresário pode contratar pagando baixas mensalidades e usufruindo de serviços de qualidade igualmente confiáveis ao das grandes centrais telefônicas.

Quais são suas vantagens do Voip para pequenas empresas?

Redução de custos

Todos nós sabemos que um dos grandes gastos de diversas empresas está exatamente na telefonia

Vivemos em um país onde as ligações ainda são extremamente caras e as operadoras não atendem às necessidades dos clientes de maneira satisfatória. 

Aliás, a Anatel tem implantado regras para diminuição de tarifas, mas o que se vê na realidade é que essas reduções não chegam efetivamente aos usuários. Isso acontece porque entender o motivo do Brasil ter uma das maiores tarifas de telefone do mundo é um pouco mais complicado do que parece – entenda mais neste post aqui

A tecnologia Voip é uma alternativa real para economizar nas ligações, pois permite que o custo da ligação seja muito menor do que na versão tradicional. 

Além disso, para implementar o Voip em pequenas empresas, não é preciso grandes investimentos e uma grande estrutura, pois os softwares são desenvolvidos para precisarem de uma configuração mínima para funcionar, reduzindo os gastos sem perder em qualidade.

Na prática, para utilizar Voip, a empresa precisará basicamente de:

  • dispositivos com acesso à internet (como smartphones, tablets e computadores);
  • adaptadores ATA, caso a empresa escolha continuar utilizando aparelhos de telefone convencionais;
  • um softphone instalado, que é o software ou aplicativo por onde funcionará o Voip;
  • uma conta Voip ativa;
  • internet com velocidade 30 a 80 kbps (quilobytes por segundo) dedicados por ligação. 

Confira nossa tabela de comparação entre Telefonia Voip X Telefonia Convencional e saiba as grandes diferenças nas tarifas desses dois tipos de telefonia. Clique aqui para baixar esse material.

Acesso a recursos avançados

A telefonia Voip permite que as pequenas e grandes empresas tenham acesso a recursos avançados, tais como:

  • Ligações sem custo entre filiais;
  • Videochamadas;
  • Encaminhamento de chamadas;
  • Gravações de chamadas;
  • Secretária eletrônica, cujos áudios são encaminhados a um e-mail em formato de mp3;
  • Histórico de ligações em tempo real;
  • URAs com menu de opções de autoatendimento;
  • Espera de atendimento com áudio personalizado;
  • Transbordo de chamadas.

A maioria desses recursos acima citados é possível quando na conta Voip para pequenas empresas também está incluso a opção do PABX Virtual. E esse é um modelo de serviço completo que oferece uma gama de soluções inteligentes e acessíveis, inclusive para pequenas companhias.

Flexibilidade

Essa tecnologia permite que qualquer funcionário trabalhe do lugar em que estiver, pois poderá se comunicar desde que tenha uma conexão ativa com a internet. 

Além da facilidade da existência de internet móvel e Wi-Fi em quase todo o mundo, basta ter um tablet à mão ou até seu smartphone para que a comunicação com clientes ou colaboradores seja otimizada, facilitando essa relação e melhorando o resultado final.

Nesse sentido, a comunicação interna das empresas também é otimizada e a equipe de atendimento fica mais produtiva. 

Como escolher uma operadora Voip para sua pequena empresa?

Bom, já que vale a pena investir em Voip para pequenas empresas, é preciso ficar atento à operadora que você contratar. Seguem algumas dicas básicas:

Escolha uma operadora Voip autorizada pela Anatel

Não dá pra deixar o serviço de telefonia da sua empresa sob a responsabilidade de uma operadora Voip que não tenha autorização da Anatel. Isso previne, em caso de problemas graves, que você possa se resguardar e fazer reclamações.

Portanto é imprescindível que ao contratar uma operadora de telefonia Voip, você opte por uma que seja autorizada pela Anatel para prestar o serviço para sua empresa.

Aqui na FaleMais, por exemplo, somos uma operadora autorizada pela Anatel – confira o documento de autorização aqui

Escolha planos e tarifas simples – e sem letras pequenas no contrato

Você alguma vez já entendeu as tarifas que são cobradas em sua conta de telefone? Trata-se de um desafio, pois os planos de telefonia que as operadoras convencionais oferecem possuem tarifas diferenciadas por horários do dia, destino, DDD e outras coisas, que basicamente fazem com que qualquer um fique perdido.

Ao contratar uma operadora Voip para pequenas empresas, opte por planos que tenham tarifas fáceis de entender, assim ficará mais fácil controlar e saber exatamente o quanto estará economizando ou não, e verá na prática se trará vantagens para sua empresa.

Escolha uma operadora sem plano de fidelidade

Ao mudar seu sistema de telefonia para o Voip, escolha uma operadora que tenha planos sem fidelidade, evitando que você pague multas por cancelar antes do término de vigência do contrato e tenha liberdade de permanecer com a empresa quando quiser. 

Aqui na FaleMais, por exemplo, os nossos planos não possuem fidelização, garantindo essa liberdade e flexibilidade às pequenas empresas. 

Escolha uma operadora Voip com atendimento rápido e eficiente

Antes de contratar um serviço de telefonia Voip, experimente o atendimento, busque referências e conheça a reputação da operadora no mercado. 

Na prática, também avalie se a operadora divulga todos os seus canais de atendimento de forma fácil, como funciona o suporte ao cliente e quais são as garantias fornecidas. 

Os planos Voip para pequenas empresas da FaleMais

Bom, depois de todas essas informações, a dúvida que surge é: quais são os tipos de planos Voip para pequenas empresas?

Aqui na FaleMais, atualmente oferecemos 5 opções de planos que atendem a todas as demandas empresariais. São eles:

  • FaleMais Pré-pago: sem assinatura mensal, nesse plano a empresa adquire um mínimo de R$ 30 em créditos (que são acumulativos e sem prazo de validade) para ligar via Voip para telefones fixos e móveis. O custo do minuto das chamadas é muito menor comparado a telefonia tradicional. 
  • FaleMais Básico: ao custo de R$ 50 mensais, você leva R$ 10 em créditos todos os meses e pode ligar e receber ligações de fixos e móveis a um custo fixo no minuto das ligações. Nesse plano também está incluso um número fixo virtual – saiba mais o que é um número virtual
  • FaleMais PRO: ao custo de R$ 80 mensais, você leva R$ 10 em créditos mensais, além de um número fixo virtual e um sistema de PABX virtual com 5 ramais já inclusos. O custo do minuto das ligações também é pequeno. 
  • Número 0800 Básico: é um plano para a pequena empresa que precisa investir em um call center sem precisar pagar caro para oferecer um número 0800 para os clientes e fornecedores entrarem em contato. Nesse plano já está incluso um PABX virtual com 1 ramal (ramais extras podem ser adicionados à parte). 
  • Número 0800 PRO: nessa modalidade, a empresa recebe ainda mais créditos para fazer e receber ligações em seu número 0800, além de um PABX virtual com 5 ramais já incluídos. 

Saiba aqui mais detalhes e informações sobre os planos Voip da FaleMais.

Por onde começar?

A melhor forma de começar a implementar o Voip para pequenas empresas é fazendo uma conta teste. 

Isso será essencial para a empresa ver na prática como funciona a tecnologia e também ajudará na tomada de decisão sobre a forma de uso melhor adequada, que pode ser pelo computador, smartphone ou até por um telefone fixo, usando um adaptador.

Aqui na FaleMais, oferecemos a todos os nossos futuros clientes a possibilidade deles testarem o funcionamento do nosso Voip.

Funciona assim:

  • Você preenche os dados cadastrais (o link está no final deste post);
  • Segue todas as instruções e inicia o teste.
  • Disponibilizamos um crédito de R$ 1 para você fazer uma ligação e comprovar a qualidade da chamada Voip. Com esse valor, é possível conversar por cerca de 12 minutos ligando para um telefone fixo.
  • Após o teste, você pode entrar em contato conosco para tirar todas as dúvidas e escolher o melhor plano Voip que atenderá a sua demanda.

E então, o que está esperando? Teste o nosso Voip gratuitamente agora mesmo.

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