Vender pelo WhatsApp: 5 segredos para bater a meta hoje mesmo!

Vender pelo Whatsapp

Vender pelo WhatsApp tem sido parte das estratégias de empresas de diferentes nichos. 

E isso tem um motivo forte: desde setembro de 2018, o aplicativo de mensagens assumiu a liderança no ranking dos mais usados pelo mundo, ultrapassando até mesmo o Facebook. Estima-se que haja 120 milhões de usuários mensais ativos aqui no Brasil.

Então, a hora é essa: dá para acrescentar esse canal de vendas e comunicação com seus clientes e otimizar a produtividade dos vendedores utilizando esse aplicativo para que as metas sejam batidas.

Confira, portanto, alguns segredos para estruturar esse canal e começar a vender pelo WhatsApp.

Segredo 1: Saiba como adicionar clientes no WhatsApp

Não tem como vender pelo WhatsApp sem ter uma lista de contatos, não é mesmo? Ela pode ser obtida de duas formas:

– Fornecendo o número da empresa para os clientes adicionarem: treine os vendedores para que eles divulguem o número de WhatsApp para que os clientes e potenciais clientes adicionem – isso até elimina a solicitação de autorização. Aliás, ofertas especiais podem ser criadas para vendas no aplicativo, estimulando mais contatos.

– Peça autorização para adicionar o número do cliente: não adicione os clientes sem autorização. A partir de 2020, entra em vigor a chamada Lei Geral de Proteção de Dados – a LGPD (Lei nº 13.709/2018), que exige autorização para a coleta e o uso de dados pessoais por parte das empresas. Então, pegue a lista de contatos, elabore um pedido gentil e peça autorização para adicionar o contato à lista de transmissão.

Segredo 2: Seja ágil

Quando se fala em canais de comunicação virtuais, a agilidade deve ser uma característica fundamental, o que se traduz em responder o mais rápido possível a solicitação dos clientes e potenciais clientes.

Lembre-se: as pessoas têm uma rotina agitada, e, quando navegam na internet pelos seus smartphones, elas recebem centenas de estímulos. Se elas entraram em contato com a sua empresa, é porque de alguma maneira você conseguiu captar a atenção delas. Então, seja rápido em atendê-las!

Segredo 3: Ofereça conteúdo útil aos clientes para vender pelo WhatsApp

Vender pelo WhatsApp também deve ser incluído nas estratégias de marketing da empresa. Como já dissemos neste post aqui, o funil de vendas é um passo fundamental para preparar os potenciais clientes para fecharem negócio.

Nesse sentido, uma das estratégias que faz toda diferença nos resultados é a criação de conteúdos para o seu público-alvo.

E como estamos falando de um aplicativo dinâmico e que exige agilidade, o conteúdo pode ser bem diversificado. Exemplos:

– Fotos de produtos com descrições curtas;

– Pequenos vídeos de unboxing de produtos, criando nos usuários um senso de urgência;

– Fotos e vídeos de demonstração dos produtos seguido de um pequeno texto mostrando seus benefícios;

– Lançamentos de promoções e ofertas exclusivas para os clientes que fecharem negócio via WhatsApp.

Estude bem o comportamento do seu público para direcionar conteúdos mais assertivos que realmente vão de encontro aos seus desejos e necessidades.

Segredo 4: Não crie grupos, mas lista de transmissão

O quarto segredo para vender pelo WhatsApp é criar lista de transmissão em vez de grupos. Atualmente, o aplicativo permite que sejam criadas listas de transmissão para enviar a mesma mensagem para o máximo de 256 contatos.

É preferível utilizar essa forma de publicação de mensagens porque elas costumam gerar no usuário uma sensação de mais exclusividade – desde que a mensagem passe isso. Além disso, permite que o usuário fique menos exposto a um grupo, podendo tirar dúvidas e fechar negócio de forma mais discreta.

No grupo, as mensagens se perdem e podem causar um certo incômodo em alguns usuários – e receber mensagens seguidas de pessoas que deixaram o grupo pode gerar um efeito cascata. A interação, portanto, pode ficar bem prejudicada.

Só um detalhe: lembre-se que para criar uma lista de transmissão, tanto o seu dispositivo móvel quanto o dos usuários precisam ter os respectivos números de telefone salvos no aparelho.

Segredo 5: Cuidado com a periodicidade de envio das mensagens

Este não é bem um segredo, mas muitas empresas se esquecem desse detalhe simples e acabam tendo resultados ruins ao venderem pelo WhatsApp.

Ao mesmo tempo em que é importante manter uma constância no envio de mensagens (para fixar a marca na mente do consumidor), também atente-se aos limites. Muitas mensagens todos os dias certamente gerarão consequências negativas para a empresa.

De uma forma geral, separe dois dias na semana para enviar os conteúdos e planeje todo o conteúdo em uma planilha. Por exemplo:

– Às segundas-feiras, a empresa pode enviar conteúdos voltados a educar o cliente (benefícios dos produtos, dicas de uso, depoimentos de clientes, tira-dúvidas, etc.);

– Às quintas-feiras, pode ser o dia de enviar as ofertas, promoções, fazer unboxing de produtos, etc., para gerar o senso de urgência na compra.

Mantendo essa constância e organização, os resultados nas vendas tendem a aparecer até mesmo em curto prazo e a sua empresa se torna autoridade no assunto, conquistando a confiança dos clientes.

Gostou dos segredos para vender pelo WhatsApp? Não é difícil colocá-los em prática!

Aproveite e saiba agora como vender mais no televendas – sim, eles ainda são importantes estratégias para o seu negócio. Até a próxima!

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