Tudo sobre Voip: como organizar a minha empresa para trabalhar com tecnologia Voip

Tudo sobre voip

Está pensando em modernizar o sistema de telefonia da sua empresa? Então no post de hoje separamos tudo sobre Voip para você entender como se preparar para essa mudança.

E já adiantamos: não será preciso realizar grandes investimentos para contratar a telefonia Voip para a comunicação interna e externa – aliás, a redução de custos é uma das grandes vantagens dessa tecnologia.

Então, vamos lá!

Tudo sobre Voip: os itens necessários para que o sistema funcione na empresa

Voip é uma abreviação do termo “Voz sobre IP” e se caracteriza como um sistema de telefonia que utiliza a internet para fazer e receber ligações de voz e também de vídeo.

Na prática, quando você aprende tudo sobre Voip também percebe que essa tecnologia elimina grande parte de equipamentos que antes eram itens obrigatórios para o funcionamento da telefonia analógica empresarial – como era o caso do PABX, que, com o Voip, passou a ser utilizado totalmente em nuvem.

Se você quiser relembrar tudo sobre Voip, ou seja, mais detalhes sobre o que é, quais são as vantagens e como funciona o sistema, temos um post bem completo sobre o assunto aqui no blog.

Bom, então vamos falar agora sobre quais são os investimentos a serem feitos para transformar a telefonia da sua empresa do sistema analógico para o digital.

Rede de internet

O primeiro item que você precisa organizar na empresa é verificar se a internet contratada possui qualidade e velocidade, pois o Voip funciona 100% com internet.

Existem dois tipos de redes de IP que podem utilizar o sistema: as redes de IP públicas (desde que a empresa conte com conexão banda larga, como via rádio, cabo ou ADSL, por exemplo) e as redes de IP privadas, que são as próprias redes corporativas – independentemente de serem LAN (redes locais) ou WAN (redes globais).

Quanto à velocidade de conexão, ela dependerá da capacidade de Voip a ser instalada.

Dispositivos móveis ou fixos

Eis uma das grandes vantagens de saber tudo sobre Voip: o sistema deixa a sua empresa com mais mobilidade.

Dependendo do porte do atendimento telefônico que você precisa e do tamanho da sua empresa, o sistema funciona nos próprios dispositivos móveis que você já investiu, tais como:

– Notebooks e desktops (nesse caso, invista em headsets para o atendimento telefônico);

– Celulares;

– Tablets.

Mas o sistema Voip também te permite continuar utilizando os aparelhos de telefone analógicos, caso você já tenha investido neles.

Nesse caso, basta comprar ATAs (adaptadores de telefone analógico), que é um aparelho tipo um modem que transforma o sinal analógico em sinal digital, deixando o telefone apto a utilizar Voip.

E se você preferir, também pode investir nos telefones IP, que são aparelhos já adaptados ao sistema Voip. Dependendo do modelo escolhido, existem muitos recursos adicionais que facilitam a comunicação, até mesmo por vídeo.

Então, na prática, vamos a um exemplo: você tem uma empresa de porte médio de vendas de planos de saúde. Você pode optar por investir no uso de Voip em:

– Computadores dos atendentes do SAC;

– Telefones convencionais com ATA nos demais setores;

– Telefones IP nas salas dos diretores.

Viu como dá para ser bem funcional? Essa é a vantagem de saber tudo sobre Voip!

Softphone

Internet de qualidade? Dispositivos aptos a receber o sistema Voip? Então é hora de escolher o softphone.

Softphones são softwares para computadores ou aplicativos para dispositivos móveis, que funcionarão como o painel de controle das ligações de Voip.

O Skype é um bom exemplo de softphone para Voip – mas é claro que, em se tratando de atendimento telefônico empresarial, ele não compensa, já isso obrigaria todos os clientes e fornecedores a também terem o mesmo app baixado em seus dispositivos.

Neste post aqui a gente explica mais detalhes sobre os Softphones para Voip, bem como duas opções seguras que indicamos para as empresas baixarem.

Plano Voip

Bom, o último requisito para você ter Voip na empresa é a contratação de um plano que atenda às necessidades do negócio.

Aqui na FaleMais, por exemplo, temos várias opções de pacotes que reúnem grandes vantagens, tais como:

– Ligação gratuita entre ramais;

-PABX virtual com vários recursos (gravação de voz, correio de voz, menu de atendimento automático, espera personalizada, etc.);

– Número virtual;

– Baixo custo do minuto das chamadas para celular e fixo.

E então, já sabe tudo sobre Voip? Vamos relembrar o que dissemos no post de hoje. Os requisitos que você precisa ter em sua empresa para que o sistema funcione são:

– Internet de qualidade e com boa velocidade;

– Dispositivos móveis ou aparelhos de telefone analógicos com adaptadores (opcionais: telefones IP);

– Softphones instalados nos dispositivos;

– Uma conta Voip ativa.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite também para conhecer os detalhes de todos os planos Voip da FaleMais – aliás, também podemos montar planos personalizados para a sua empresa, dependendo da demanda de tráfego de telefonia! Nesse caso, basta falar com a gente neste link.

Até a próxima!

Tecnologia para empresas: 5 processos que precisam ser automatizados
Comunicação e endomarketing: por que é tão importante para o sucesso das empresas?

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.