Televendas: como e por que integrar ao e-commerce

Televendas: como e por que integrar ao e-commerce

Se engana quem pensa que televendas e e-commerce são como água e óleo, que não se misturam. Muito pelo contrário!

Esse tipo de canal de comunicação é um grande aliado do mundo virtual pelo fato dele ser considerado mais humanizado em relação aos demais canais. Afinal, é uma pessoa falando com outra pessoa, o que pode gerar excelentes negócios e melhorar a experiência do cliente com a sua empresa.

Mas como efetivamente realizar essa integração? Quais são as vantagens para o e-commerce?

Acompanhe o nosso post de hoje para ficar por dentro! E se ficar com alguma dúvida, é só comentar no final, combinado?

Por que investir em televendas?

Antes de tudo, é importante lembrar que televendas é diferente de telemarketing.

Enquanto no telemarketing o objetivo é gerar interesse no que a empresa oferece ao fornecer informações aos seus potenciais clientes, o televendas é uma atividade puramente de venda dos produtos e serviços a eles por meio do telefone.

Nesse caso, o cliente já está devidamente qualificado e “preparado” para a compra, ou seja, o atendente não precisou sair ligando para a sua base de clientes na tentativa de fechar algum negócio.

Além disso, televendas e e-commerce precisam se unir para que o conceito de omnichannel se fortaleça aqui no Brasil, pois já é uma forte tendência lá fora.

O omnichannel é um conceito que visa integrar o mundo online e o mundo offline, onde o foco é unicamente a experiência do consumidor.

Essa tendência é uma evolução daquele conceito de multicanais, onde uma empresa oferece meios de comunicação de várias maneiras – redes sociais, aplicativos de mensagem, telefone, e-mail, etc.

No omnichannel, tudo isso é integrado e melhor adaptado para atender aos diferentes tipos de clientes, para que eles tenham um acesso à empresa cada vez mais facilitado.

Bom, entendido isso, vamos à pergunta: Afinal, por que investir em televendas se o meu negócio é feito no ambiente virtual, que já está todo configurado para vender nele?

Eis alguns motivos:

– Aumentam as chances de negociação: disponibilizar esse canal para seus clientes fará você vender mais, pois pode negociar ofertas e condições especiais para eles, tudo dentro das políticas da empresa;

– Transmite segurança e credibilidade: um canal de televendas personalizado e integrado ao e-commerce certamente aumentará a reputação da loja, principalmente se o seu negócio for iniciante. Lembre-se que existem muitas pessoas que priorizam falar com a empresa por telefone, principalmente o público da terceira idade;

– Proporciona vendas consultivas de produtos técnicos: mesmo que tudo esteja detalhado e explicado em seu e-commerce, chegará o momento em que seus clientes precisarão de um suporte ou de uma orientação mais apropriada antes de fechar uma compra;

– Telefone com mais “serventia”: aquele telefone que você investiu e que só utiliza para ligar para os fornecedores pode ser bem aproveitado para gerar mais vendas;

– Ajuda na recuperação de pedidos não finalizados;

– Eleva o ticket médio da empresa, pois o televendas pode oferecer produtos complementares;

– Pela maior interação que o televendas proporciona, abre-se espaço para que a empresa conheça mais seu público, suas expectativas e necessidades. E isso é fundamental para você redirecionar suas estratégias de marketing e tornar as vendas mais assertivas.

Viu só como são muitas vantagens? Agora, por onde começar?

Como integrar o televendas ao e-commerce

1- Tenha metas bem definidas

Antes de mais nada, os colaboradores do setor de televendas devem trabalhar em conjunto com e equipe comercial, e também com a equipe de marketing da empresa.

Então, é preciso que todos tenham objetivos e metas bem definidos para que não haja brechas e problemas para captar os clientes e fechar as vendas por telefone.

2- Use a tecnologia para conhecer seus clientes

Entender quem são esses clientes é fundamental para que o processo de televendas seja feito com sucesso.

Nesse caso, vale a pena investir em um sistema de CRM (Customer Relationship Management), que basicamente é um software onde você consegue reunir uma base de dados sobre seus clientes e que te ajuda na toma de decisão.

Você também pode criar uma verdadeira inteligência de televendas, ao integrar esse canal ao seu e-commerce via plataforma, o que te permite ter o registro de várias informações e relatórios de desempenho.

Além do mais, não deixe de utilizar a boa e velha pesquisa de satisfação, para levantar outros dados que te ajudem a entender alguns pontos sobre seu e-commerce que precisam ser melhorados.

3- Invista em um sistema de telefonia

Ter um sistema de telefonia moderno e atualizado pode fazer toda a diferença nos resultados.

Por exemplo, ter um número 0800 pode profissionalizar ainda mais o seu e-commerce, bem como investir em um PABX virtual que utiliza a tecnologia VOIP para as ligações, pois esses sistemas vêm com uma série de recursos que ajudam a otimizar o processo de televendas.

Gostou das dicas? Se você quiser conhecer um pouco mais sobre esse tema, temos outro post que pode te ajudar como escolher a melhor central telefônica para sua empresa. Até a próxima!

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