Como a telefonia Voip pode contribuir para o alinhamento entre marketing e vendas de uma PME

telefonia voip

É realmente um desafio integrar os departamentos de marketing e vendas, não é mesmo?

Afinal, os dois times precisam trabalhar juntos, pois enquanto o marketing prepara e qualifica os leads (potenciais clientes), o setor de vendas faz a abordagem para fechar negócio.

Mas como realmente fazer isso? A palavra-chave é: comunicação interna. E nesse sentido, a telefonia Voip é eficaz para promover esse alinhamento. Entenda melhor sobre esse assunto no post de hoje!

O conceito de Smarketing

Antes de falarmos sobre a necessidade de implantar a telefonia Voip para facilitar o alinhamento das estratégias de marketing e vendas, vamos falar sobre o que é Smarketing.

Também chamado de Vendarketing, trata-se de uma estratégia cada vez mais colocada em prática nas empresas e que propõe que os dois departamentos (marketing e vendas) trabalhem em conjunto e em uma comunicação contínua. Até mesmo porque, dadas as tarefas de cada departamento, o fato é que o objetivo final é o mesmo: gerar vendas para a empresa.

Quando a empresa adere ao Smarketing, algumas práticas precisam se tornar rotineiras para que não haja erros no processo ou perda de informações importantes e fundamentais para se ajudar a concretizar alguma venda.

Nesse caso, é preciso:

– Criar uma verdadeira cultura de feedback e comunicação entre as equipes;

– Efetuar reuniões recorrentes para avaliação dos processos e resultados;

– Estabelecer metas numéricas (“X” leads precisam ser gerados em 1 mês; “X” leads precisam ser convertidos em clientes em 1 mês, etc.);

– Criar incentivos ao cumprimento de metas;

– Estabelecer as funções de cada integrante da equipe e unificar as linguagens, para que todos entendam cada etapa dos processos;

– Utilizar softwares de integração dos setores, que ajudem na completa visualização e acesso ao histórico de geração e nutrição de leads.

Como resultado dessa prática, eis algumas vantagens de se implantar o Smarketing na empresa:

– Melhora a experiência dos leads, pois o discurso entre os dois times está alinhado (ou seja, todos da equipe têm todas as informações sobre o lead para ter uma boa argumentação);

– Melhora a comunicação entre a própria equipe, pois todos precisam trabalhar integrados para dar certo;

– Diminui ou elimina a perda de oportunidades, pois o marketing poderá gerar exatamente a quantidade de leads devidamente preparados para que a equipe de vendas consiga dar conta, e, ao mesmo tempo, cumprir as metas financeiras;

– Estabelece metas realmente realistas, pois não adianta gerar milhares de leads se não tiver profissionais de vendas suficientes, e, ao mesmo tempo, gerar poucos leads a ponto de os departamentos sofrerem prejuízos financeiros;

– Torna o faturamento mais previsível, pois com um bom planejamento e um trabalho alinhado, é possível prever a receita que o time de marketing e vendas gerará nos próximos meses. E isso realmente faz toda a diferença.

E o que a telefonia Voip tem a ver com isso?

1- A telefonia Voip ajuda na comunicação interna entre o marketing e as vendas

A telefonia Voip, junto a um sistema de PABX Virtual, efetivamente acabam com a distância entre os setores de marketing e vendas na empresa, mesmo que ela tenha outras filiais espalhadas.

Isso porque o sistema conta com uma série de recursos que ajudam na comunicação entre as equipes, tais como:

– Histórico das ligações em tempo real;

– Ligações sem custo entre as filiais;

– Videochamadas, otimizando as reuniões;

– Secretária eletrônica.

Além disso, quanto às equipes que trabalham fora da sede, as ligações também são otimizadas, pois como a telefonia Voip utiliza a internet para as chamadas, as conversas podem ser feitas pelo computador ou pelos dispositivos móveis dos colaboradores.

2- A telefonia Voip aperfeiçoa o contato telefônico entre os vendedores e os leads

Os vendedores, que precisam lidar diariamente com atendimento telefônico, têm suas rotinas bem mais otimizadas quando a telefonia Voip é implantada na empresa.

Além de poderem realizar as ligações (inclusive interurbanas) a um preço bem reduzido, existem outros recursos que facilitam seus trabalhos e tornam a experiência dos leads bem melhor, tais como:

– Mensagem de boas-vindas;

– URA (menu de atendimento automático);

– Relatórios de ligações para controle das métricas de vendas;

– Possibilidade de configurar os horários e os dias de atendimento (se o cliente ligar nesses períodos, ele ouve uma mensagem personalizada).

– Gravação de chamadas (você tem acesso a elas de maneira fácil em seu computador);

– Espera telefônica personalizada (você pode aproveitar para oferecer produtos e serviços, aumentando o ticket médio);

– Correio de voz, no qual as gravações das ligações não atendidas são direcionadas ao seu e-mail.

3- A telefonia Voip ajuda na integração tecnológica dos dois setores

Eis outra excelente vantagem da telefonia Voip que vai de encontro às melhores práticas de Smarketing: por se tratar de um sistema que usa a internet como principal ferramenta, o Voip pode ser integrado a outros programas e aplicativos, tais como os que armazenam conversas ou programas que melhoram a visualização de arquivos (gráficos, textos, tabelas e documentos diversos) que ajudam na conversação da equipe de vendas.

Aliás, saiba que a telefonia Voip também pode ser integrada ao CRM do setor de vendas – e se o CRM estiver integrado ao software de integração do setor de marketing, então o alinhamento entre as equipes será completo, pois todos os dados estarão acessíveis em tempo real.

Viu só? Existem maneiras de alinhar o time de marketing com o de vendas, reduzindo ou até eliminando problemas e ruídos de comunicação. Coloque em prática o Smarketing junto com a telefonia Voip e colha os resultados em breve, tornando o crescimento da empresa mais sustentável e mensurável.

Aproveite e saiba como se destacar da concorrência utilizando a telefonia Voip. Até a próxima!

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