Por que a telefonia Voip é mais barata?

telefonia-voip-mais-barata

O modo como os consumidores se relacionam com os meios de comunicação mudou – e isso não é diferente para as empresas. Em tempos cada vez mais digitais, a telefonia Voip surge como uma excelente maneira de continuar prestando um bom atendimento ao cliente.

 

Afinal, estamos falando de um tipo de telefonia que funciona 100% na internet por meio de uma boa conexão que permite ligar e receber ligações em áudio e vídeo de forma simples. 

 

E a telefonia Voip é, de fato, mais barata do que a telefonia analógica e móvel. Neste artigo, você vai entender o porquê!

Como a telefonia Voip funciona?

Voip é a abreviação de Voice Over Internet Protocol (em tradução livre para português, Voz sobre Protocolo de Internet). 

 

O protocolo de internet (IP) é o que identifica cada conexão e, com isso, a telefonia Voip nada mais é do que utilizar a internet para transmitir informações — nesse caso, fazer e receber ligações!

 

Ou seja, na telefonia Voip o computador ou dispositivo móvel funciona como telefone e a própria internet funciona como a linha telefônica, permitindo que você se comunique com qualquer número, seja ele fixo ou móvel.

 

O Voip já é muito utilizado em nosso dia a dia. As chamadas de áudio ou de vídeo do Skype, do WhatsApp ou de aplicativos como o Zoom, utilizam essa tecnologia.

 

A diferença é que quando falamos de empresa, é necessário otimizar uma série de recursos para um atendimento mais ágil e eficiente. E, por isso, os planos Voip empresariais são as melhores opções.

 

Saiba mais: Telefone Voip ou Skype: qual é o melhor para a empresa?

Como são cobradas as tarifas da tecnologia Voip?

De maneira semelhante à telefonia convencional, as tarifas da telefonia Voip são cobradas por minuto. A diferença, entretanto, é que cada minuto dessa tecnologia pode custar até 4 vezes menos do que a telefonia convencional!

 

Além disso, assim como outras empresas de telefonia, muitos serviços de Voip também oferecem pacotes específicos e personalizados de minutos, garantindo tarifas ainda mais baixas já que são adquiridas em quantidade. Dessa forma, o método de cobrança nessa tecnologia não muda, mas o seu valor sim — e muito.

 

Além da tarifa do minuto das ligações (que são bem mais baratas), os planos Voip são adquiridos por meio do pagamento de uma mensalidade – e dentro dela, outros recursos são incluídos nos pacotes, como, por exemplo, créditos para as ligações, PABX Virtual, etc. 

 

Leia também: Tiramos as principais dúvidas sobre os planos de Voip da FaleMais

Por que a telefonia Voip é mais barata?

A telefonia Voip é mais barata basicamente porque seu único requisito é o acesso à conexão de internet, por onde todos os dados passam até chegar ao outro lado da ligação. 

 

Dessa forma, as vozes na verdade são digitalizadas e viajam através de cabos de fibra ótica (onde a internet trafega) e a ligação é terminada numa linha fixa ou móvel convencional.

 

Podemos entender que na telefonia Voip, todas as ligações são como se fossem “Locais”, e por isso os valores mais baixos nas tarifas. Ou seja: você paga o mesmo valor do minuto da ligação independentemente da localidade. 

 

Isso se reflete diretamente no preço das tarifas, já que precisa usar muito menos os cabos de transmissão de telefone, centrais telefônicas ou antenas de sinal — exceto quando o destinatário atender a chamada.

 

Portanto, a estrutura do Voip é basicamente toda via internet, muito mais enxuta, fazendo conexão com o terminal fixo ou móvel apenas no caminho final da ligação.

 

Além disso, a própria empresa não precisa investir em equipamentos e cabeamento para a estrutura de telefonia Voip. Como tudo funciona em nuvem, a economia na implantação é sentido logo no início. 

Por que a sua empresa deveria adotar a tecnologia Voip?

A vantagem de ser mais barata não é o único ponto positivo dessa tecnologia, o que faz com que ela seja uma opção bastante atrativa para empresas que querem melhorar os seus resultados. 

Se você ainda não está convencido, saiba que sua empresa deveria adotar a telefonia Voip o mais rápido possível. Veja o por quê:

1. Porque melhora a comunicação interna da empresa

Antes mesmo de pensar no mundo de fora, a telefonia Voip permite uma comunicação interna mais facilitada, pois caso seja preciso falar com um setor ou um ramal específico, é possível utilizar essa tecnologia e gastar muito menos para isso – afinal a ligação entre ramais é gratuita. 

 

Com isso, a produtividade da equipe também aumenta, já que ajuda a diminuir os deslocamentos para falar com um profissional de uma área mais distante.

2. Porque exige apenas conexão com a internet

A telefonia Voip também não exige nenhuma outra estrutura senão a conexão com a internet, através da qual as informações serão transmitidas. 

 

Por isso, muitas vezes é mais fácil contratar planos de telefonia Voip do que instituir uma rede de telefonia fixa, que é muito mais custosa, complexa e demorada para ser instalada.

 

Além disso, a manutenção do Voip é mais simples, podendo ser feita remotamente. Ao contratar um serviço de telefonia Voip, por exemplo, não é necessário nenhuma visita técnica. Tudo pode ser feito remotamente, sem complicações.

3. Porque a telefonia Voip oferece mais qualidade

A telefonia Voip evolui à medida que a internet evolui – e com mais velocidade, hoje já podemos ter transmissão de voz via Voip com qualidade HD, isso é, alta definição. 

 

Isso significa um profissionalismo muito grande, principalmente para empresas pequenas, afinal, qualidade na comunicação é essencial para fazer bons negócios.

 

Para ter qualidade de verdade nas ligações via Voip é extremamente importante saber escolher corretamente uma operadora Voip, principalmente as que dão a oportunidade de fazer um teste grátis e tenham planos sem contrato de fidelidade.

4. Porque a telefonia Voip oferece grande mobilidade

A telefonia voip também garante uma flexibilidade que muitas vezes não é encontrada na tecnologia convencional.

 

Quando um funcionário viaja para outro estado, por exemplo, ele precisará contar com um pacote de roaming de dados para conseguir se comunicar pela telefonia convencional.

 

Com a telefonia Voip isso não acontece porque tudo o que ele precisará é de acesso à internet independentemente de sua localização e um aplicativo para celular ou computador (chamado de softphone), onde ele possa fazer login em sua conta ou ramal Voip.

5. Porque a tecnologia Voip conta com diversos recursos

Outra vantagem importante desse tipo de tecnologia é que ela conta com recursos que vão muito além da simples realização de chamadas oferecidas pela tecnologia convencional.

 

Exemplos de recursos são:

 

  • Serviço de redirecionamento de chamadas(Siga-me);
  • Chamadas em espera;
  • Identificação de chamadas;
  • URA (menu de autoatendimento);
  • Gravação de ligações.

 

Todos esses recursos, que são avançados e antes custavam muito caro, podem ser adquiridos atualmente por qualquer tipo de empresa que contrate um serviço de PABX Virtual.

 

O PABX Virtual é basicamente uma central telefônica completa, que através da tecnologia Voip, pode ajudar empresas a profissionalizar o seu atendimento, passando uma boa impressão para os clientes.

6. Porque a telefonia Voip permite adaptação

A forma mais simples de usar a telefonia Voip é de maneira totalmente online pelo computador, mas também é possível contar com adaptadores de telefone ATA ou telefones IPs, que oferecem a possibilidade de usar essa tecnologia de forma mais convencional e usual.

 

Assim, é possível diversificar o uso e garantir que você possa usufruir dessa telefonia sem a necessidade de um computador ou dispositivo móvel.

7. Porque a telefonia Voip reduz os custos

Sendo consideravelmente mais baratas do que as feitas por telefonia convencional, as chamadas Voip promovem uma redução importante nos custos, garantindo que você tenha uma conta de telefone até 80% mais enxuta.

 

E todo o consumo pode ser visualizado em tempo real, gerando relatórios de uso e uma gestão de telefonia mais simplificada. 

 

Com isso, a empresa consegue investir mais em outras áreas prioritárias, tornando-se mais competitiva, mais eficiente, produtiva e mais integrada graças às melhorias na comunicação.

 

Bom, depois de tantos argumentos, vamos para a prática? No próximo post, você vai saber como organizar a sua empresa para a implantação da telefonia Voip. Você vai se surpreender com a simplicidade dessa tarefa!

Como escolher a melhor operadora Voip
Conheça os tipos de PABX e escolha o melhor para sua empresa

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.