Telefonia empresarial: Diferenças entre telefone Voip e telefone IP

telefonia empresarial

Precisa renovar e modernizar o setor de telefonia da sua empresa? Então saiba que existem duas opções que são as que trazem o maior custo-benefício do mercado: o telefone Voip e o telefone IP.

Aliás, muitas pessoas acreditam que esses dois produtos se tratam da mesma coisa, mas existem diferenças essenciais entre eles. Então, qual dos dois escolher para o seu negócio?

É o que você vai descobrir neste post!

O que é um telefone Voip

Voip significa Voice Over Internet Protocol, e, na prática, trata-se de uma solução de telefonia que usa a internet para efetuar ou receber ligações. Isso elimina praticamente todos os custos com chamadas de longa distância, sejam elas nacionais ou internacionais, reduzindo consideravelmente a conta de telefone. As tarifas são mais baixas do que na telefonia convencional.

Por ser feita pela internet, as ligações por meio de Voip não precisam da instalação de um aparelho de telefone, pois elas podem ser feitas pelos computadores e dispositivos móveis da empresa.

Mesmo assim, caso prefira, você também pode instalar o Voip nos aparelhos de telefone convencionais da empresa; nesse caso, é preciso utilizar um adaptador chamada ATA, que transforma o sinal analógico em digital. Outra possibilidade é utilizar o telefone IP, que já é plenamente adaptado ao sistema Voip – que veremos a seguir.

O que é um telefone IP

Bom, como dito acima, o telefone IP é mesmo um aparelho de telefone que utiliza a telefonia Voip para fazer e receber ligações. Ele é um sistema bem mais moderno se comparado ao ATA.

Na prática, o telefone IP se conecta à rede de forma automática e sem a necessidade de utilização de nenhum sistema periférico. Aliás, no telefone IP pode-se receber muito mais que ligações por voz. Dependendo do modelo do aparelho, também é possível fazer e receber chamadas em vídeo, potencializando ainda mais os recursos de comunicação da empresa.

Existem 4 tipos de telefone IP no mercado, cuja escolha depende do tamanho da empresa e de suas necessidades de comunicação:

– Modelo básico: como o nome diz, esse modelo de telefone IP oferece recursos básicos e geralmente é utilizado em pequenas empresas que não precisam de tantos aparatos de comunicação, mas que não querem deixar de investir na telefonia Voip.

– Modelo de call center: possuem recursos integrados e automatizados para gerar produtividade à equipe, como, por exemplo, a gravação de chamadas, o gerenciamento da fila de espera, URA, recebimento de mensagens, etc.

– Modelo de gerente: o telefone IP desse modelo possui recursos adicionais, tais como toques de chamada, interfaces no estilo tablet e suporte de vídeo.

– Modelo executivo: esse é o modelo mais avançado de telefone IP, que inclui diversos suportes de mídia, áudio em alta definição de banda larga, tela a cores e outras funções para facilitar o trabalho dos executivos das empresas.

A diferença entre telefone Voip e telefone IP

Já deu para perceber a principal diferença entre o sistema de telefonia Voip e o telefone IP, não é mesmo?

Bom, podemos reforçar que enquanto o Voip é o sistema de transforma a voz em dados digitais, possibilitando as ligações via internet, o telefone IP é o aparelho que pode ser utilizado para potencializar o Voip.

Ou seja, para que o telefone IP seja útil, ele depende do telefone Voip, e o sistema Voip em si pode ser utilizado sem o telefone IP.

As vantagens da telefonia Voip para empresas

– Redução de custos nas chamadas;

– Possibilidade de ter um número 0800 Virtual exclusivo para a empresa;

– Fácil instalação;

– Possibilita a mobilidade da equipe, que pode fazer e receber as chamadas de dispositivos móveis;

– Integração da comunicação interna com a instalação de ramais;

– Geração de informações que ajudam na gestão do atendimento telefônico e na criação de métricas de acompanhamento de resultados;

– Segurança, por permitir o fácil bloqueio de chamadas indesejadas e a gravação das chamadas;

– Planos facilitados e que acompanham o crescimento da empresa, evitando gastos desnecessários.

Então, respondendo à pergunta lá da introdução sobre qual dos dois sistemas optar: escolha os dois! O telefone Voip e o telefone IP, juntos, vão potencializar os resultados do atendimento telefônico da sua empresa, deixando-o ainda mais profissional.

Nesse caso, conheça 5 sinais de que a sua precisar usar a telefonia Voip hoje mesmo. Até a próxima!

Veja como impulsionar os negócios com ajuda da tecnologia Voip
Mitos e verdades sobre ter um número 0800

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.