Telefone Voip x Skype: qual é melhor?

telefone voip

Se você está pensando em tornar o atendimento da sua empresa mais profissional, mas sem que isso pese no orçamento financeiro dela, qual é a melhor opção a se escolher: telefone Voip ou Skype? Quais as diferenças entre eles?

Entenda de uma vez por todas no post de hoje!

O que é o telefone Voip?

O telefone Voip vem revolucionando o setor de telefonia por sua praticidade: trata-se de um sistema que utiliza a internet para fazer e receber ligações.

Na tecnologia Voip, é possível fazer ligação de longa distância de forma mais barata em comparação com a telefonia analógica, tudo isso sem perder a qualidade.

Na prática, para se utilizar o telefone Voip, a empresa não precisa investir em aparelhos caros. Com a estrutura que ela já possui, é possível se comunicar de forma clara com clientes, fornecedores e entre a própria equipe.

Eis os requisitos mínimos:

– Computador e/ou dispositivos móveis (como smartphones, notebooks e tablets);

– Um softphone baixado no dispositivo que utilizará Voip (softphone é um aplicativo ou software que permite o uso de Voip);

– Uma conta Voip ativa;

– Acesso à internet.

O telefone Voip permite maior mobilidade à empresa, que não precisa mais de telefone fixo para efetuar ou receber ligações. Ainda assim, se você já investiu nesse tipo de aparelho fixo, basta adquirir adaptadores ATA para que eles sejam capazes de funcionar via Voip.

Bom, dissemos acima que um dos requisitos para utilizar o telefone Voip é o uso de uma ferramenta chamada Softphone, que é um aplicativo ou um software que transmite a voz e a imagem (no caso de videochamadas) entre os computadores e demais dispositivos. E é justamente aí que entra o Skype.

O que é o Skype?

Você viu acima que o telefone Voip utiliza a internet para ligações. Então você pode se perguntar: “Bom, então o Skype também é um exemplo de Voip?”.

Isso mesmo. Como o Skype tem o objetivo de fazer e receber ligações (seja por áudio ou por vídeo) via internet, ele é um tipo de Voip – na verdade, ele é um softphone.

Como se trata de um aplicativo que pode ser usado a partir de qualquer dispositivo, o Skype é um telefone Voip gratuito, cujas ligações são bem baratas em comparação com a telefonia convencional, podendo efetuar chamadas também para telefones fixos.

O Skype é muito usado em empresas que precisam fazer uma boa comunicação interna, pois é possível fazer até mesmo reuniões por videochamada com uma boa qualidade.

Mas aí vem a dúvida do post: se o Skype é um telefone Voip gratuito, por que eu pagaria por uma conta de telefone Voip para minha empresa?

Entenda agora as diferenças.

Quais as diferenças entre o telefone Voip e o Skype?

Apesar de o telefone Voip e o Skype utilizarem a mesma tecnologia por trás de sua eficiência, existem grandes diferenças entre eles que justificam a escolha de um

Mas quando falamos em telefonia empresarial, aí surge a principal diferença: em termos de otimização e relacionamento com o cliente, o Skype ainda é uma ferramenta amadora, pois ela não conta com um suporte necessário.

No Skype não é possível, por exemplo, realizar várias chamadas ao mesmo tempo, o que torna o uso da ferramenta inviável para uma empresa que tenha uma central de atendimento ao cliente e precisa fazer e receber ligações para diferentes pessoas durante o dia todo.

É aí que surge o grande diferencia de se contratar um plano de telefone Voip: dependendo do pacote escolhido, você adquire um PABX virtual que torna o atendimento telefônico da empresa completamente profissional.

Alguns recursos disponíveis no telefone Voip com PABX virtual são:

– Gravação de chamadas;

– URA (menu de atendimento automático);

– Correio de voz (cujas mensagens podem ser enviadas diretamente a um e-mail cadastrado em formato de mp3);

– Fila de atendimento personalizada;

– Encaminhamento automático de chamadas;

– Ligações gratuitas entre todos os ramais da empresa (mesmo os localizados fora da sede);

– Possibilidade de integrar o PABX a softwares de gestão, como o CRM.

Então, qual das duas opções é a melhor para a empresa?

Tanto o Skype quanto um plano de telefone Voip tem suas vantagens. A melhor solução dependerá das necessidades da sua empresa.

Enquanto o Skype pode ser ideal para empresas menores e que não realizam muitas ligações telefônicas, o telefone Voip já atende melhor a empresas (de todos os portes) que tenham (ou pretendam ter) um serviço de atendimento ao cliente e aos fornecedores – ou seja, que precisa de um sistema de telefonia que faça e receba várias ligações.

Nesse caso, preparamos um post detalhando todos os planos Voip oferecido pela FaleMais para você compará-los com o Skype e tomar a melhor decisão. Até a próxima!

Vendedor de alta performance: 6 atitudes de um profissional com desempenho superior
Como ter total controle da conta telefone com ajuda da telefonia Voip

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.