5 mitos e verdades sobre a tecnologia Voip

tecnologia voip

Vem crescendo o interesse de pessoas físicas e empresas pela tecnologia Voip. Mas será que ela é realmente compatível com todos os segmentos? Será que é muito caro?

Precisa investir em muitos equipamentos? Por que pagar, se posso usar Voip de graça?

Desvende conosco todos esses questionamento no artigo de hoje. Separamos 5 mitos e verdade sobre a tecnologia Voip para você aproveitar e tirar muitas dúvidas sobre o funcionamento dela.

1- O investimento em tecnologia Voip se justifica apenas para grandes empresas.

Mito.

Com o avanço da tecnologia, a popularização da internet banda larga e o fácil acesso a dispositivos móveis (como smartphones, tablets e notebooks), a tecnologia Voip é acessível a todos os tamanhos e segmentos empresariais, incluindo os profissionais autônomos e os microempreendedores individuais.

Isso porque aqui na FaleMais oferecemos tipos diferentes de planos e pacotes que certamente atendem a todos os orçamentos.

Quer exemplos?

– É um empreendedor iniciante e precisa apenas fazer ligações para clientes e fornecedores espalhados pelo país a um custo menor? Temos um plano Voip pré-pago que te atende.

– É uma empresa que precisa montar uma pequena equipe de atendimento ao cliente por telefone, mas não tem como investir em aparelhos de telefonia convencional e em recursos profissionais de um PABX? Temos planos específicos para isso.

– A empresa já tem um grande departamento de telefonia, bem como filiais espalhadas por várias cidades e precisa gastar menos com as chamadas, bem como ligar gratuitamente entre os ramais? Também temos planos sob medida.

Lá no final do texto tem um link para você conhecer cada um desses planos detalhadamente.

2-Não preciso ter uma linha fixa para investir na tecnologia Voip.

Verdade.

Pelo fato da tecnologia Voip funcionar via Internet, não é necessário ter uma linha fixa para utilizá-la.

Basta ter um bom sinal de internet – que pode ser de banda larga ou de telefonia móvel (4G) –, além de um aplicativo (ou software) no dispositivo que utilizará para as ligações e um plano de Voip contratado para começar a utilizá-lo.

Nesse caso, se o plano que você escolher contemplar um PABX, ele funcionará em nuvem, dando ainda mais mobilidade ao atendimento telefônico da sua empresa.

Mas se você já tiver investido em aparelhos de telefone convencionais, também não há problema nenhum. Basta adquirir adaptadores ATA para que eles estejam aptos a funcionarem com a tecnologia Voip – ou seja, o seu investimento inicial não será perdido.

3- Por conta de todos os recursos incluídos nos planos Voip, as ligações são mais caras que na telefonia convencional.

Mito.

Aliás, saiba que o custo das ligações em Voip pode ser até 70% mais barato que na telefonia convencional.

Na prática, aqui na FaleMais, por exemplo, o minuto da ligação para telefones fixos custa apenas R$ 0,08 e para telefones celulares custa apenas R$ 0,28. E o valor das assinaturas dos planos é bem mínimo, com custos que variam entre R$ 30,00 e R$ 80,00, dependendo do pacote e de todos os recursos profissionais inclusos.

Aliás, os pacotes de Voip da FaleMais incluem créditos que podem ser acumulativos para que você possa fazer e receber chamadas gratuitamente. Não tem custo-benefício melhor do que esse!

4- Já que existem Voips gratuitos (como o Skype), não vale a pena minha empresa investir em um Voip pago.

Mito.

Existe um argumento irrefutável para te explicar a vantagem que as empresas têm em investirem em planos de telefonia Voip.

Vamos citar Voips como o Skype e o WhatsApp, por exemplo, que fazem chamadas de voz e videochamadas.

Se você tem uma empresa e precisa falar com seus clientes e fornecedores com esses sistemas gratuitos de Voip, além de você precisar ter esses aplicativos instalados em seu dispositivo móvel, os seus clientes e fornecedores também precisarão ter.

E se você tiver clientes que não tenham aparelhos de celular ou até smartphones com capacidade ou memória suficientes para baixarem esses aplicativos? Aliás, existem pessoas que preferem nem utilizar esses tipos de canais de comunicação, ainda mais para receberem chamadas de empresas.

Mas com a tecnologia Voip paga, além da qualidade das chamadas ser muito superior e o seu cliente não precisar ter o mesmo aplicativo instalado, você ainda tem:

– Suporte técnico quando ocorrer alguma eventualidade;

– Recursos profissionais de um PABX virtual, tais como gravação de chamadas, menu de atendimento automático, espera personalizada, histórico em tempo real das ligações, etc. Itens que uma empresa que oferece atendimento telefônico precisa ter para oferecer a melhor experiência possível ao cliente.

5- A tecnologia Voip profissionaliza a parte técnica da telefonia da empresa, mas ela também precisa investir na capacitação da equipe de atendimento.

Verdade.

Todos os ótimos recursos que a tecnologia Voip oferece precisam estar diretamente relacionados a prestação de um atendimento de qualidade – e isso se traduz em profissionais qualificados e em uma cultura empresarial sólida, na qual, além de oferecer os recursos técnicos para o trabalho, todos conheçam a importância do bom desempenho de suas funções.

Aliás, nesse sentido, saiba que a telefonia Voip facilita muito a própria comunicação interna da empresa e a execução de seu planejamento estratégico (unindo as equipes de marketing e de vendas por telefone, por exemplo).

Bom, esses foram alguns dos mitos e verdades sobre a tecnologia Voip que foram desvendados no artigo de hoje. Você conhece mais alguns? Deixe o seu comentário!

Aproveite e conheça os detalhes de todos os planos de Voip da FaleMais que cabem no orçamento de todas as empresas. Até a próxima!

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