Por que o Brasil tem uma das maiores tarifas de telefone no mundo?

brasil-maiores-tarifas-telefone

O telefone é uma ferramenta essencial para os negócios. Entretanto, o uso constante dessa ferramenta pode acarretar em dores de cabeça para qualquer gestor ou dono de negócio, pois os custos das tarifas de telefone no Brasil são um dos maiores do mundo.

 

Mas você sabe por que isso é uma realidade aqui? E se dissermos que a culpa não é dos impostos? Mas se não é dos impostos, então de quem é a culpa? Das operadoras? Do governo?

 

Nesse breve artigo, explicaremos 3 fatores que fazem você pagar uma das tarifas de telefone mais altas do mundo – e qual a alternativa para fugir disso.

Fator 1: Pouca concorrência

O Brasil tem atualmente 5 grandes operadoras de telefonia que, juntas, possuem mais de 80% do mercado nacional. 

 

Esses simples fato é responsável por “esmagar” qualquer outra pequena operadora que tente se estabelecer, uma vez que essas 5 operadoras cobram preços altíssimos para uso de suas redes.

 

Mas, a boa notícia é que aos poucos essa realidade vem mudando. Estão surgindo operadoras de telefone menores que atendem a regiões específicas, aumentando a concorrência e fazendo com que os preços caiam. 

Fator 2: Tarifa de interconexão

O segundo fator que faz o Brasil ter uma das maiores tarifas de telefone é a chamada tarifa de interconexão. 

 

Quando um assinante de uma operadora A liga para uma operadora B, é cobrado uma tarifa da operadora A. Essa tarifa é chamada de VU-M no Brasil, ou ainda, tarifa de interconexão.  

 

A VU-M é regulamentada pela Anatel. Até então tudo normal – mas a gente descobre que essa taxa é, sozinha, uma das principais responsáveis pelas tarifas de telefone no Brasil serem tão altas.

 

Mesmo se for retirada taxas de impostos, custo com estrutura e outros custos operacionais, a tarifa de VU-M no Brasil sozinha é responsável por nos deixar com uma das 10 tarifas de celular mais altas do mundo. 

 

Aliás, é importante ressaltar que a tarifa VU-M é constantemente reajustada pela Anatel, encarecendo ainda mais os custos das ligações para outras operadoras e também de fixo para móvel.  

 

É por essa razão que vemos as operadoras realizarem tantas promoções para quem liga para a mesma operadora, porque desta forma não é preciso pagar a taxa de interconexão. 

Fator 3: Compartilhamento de estrutura

O terceiro fator que faz a gente pagar por uma das maiores tarifas de telefone do mundo é o chamado compartilhamento de estrutura.

 

O compartilhamento de redes fora do Brasil tem o nome de “unbundling”, que na prática permite o uso compartilhado de rede com foco em gerar benefícios ao usuário final. Ou seja, várias operadoras compartilham a mesma rede, e, no fim das contas, podem diminuir os custos das tarifas. 

 

Porém, o compartilhamento de estrutura de telecomunicações é algo praticamente inexistente no Brasil. Não por questões técnicas, mas sim, por prática egoísta de mercado. Felizmente, esse cenário vem mudando, mas ainda há muito caminho a ser percorrido. 

 

Capacidade de rede ociosa não é bom pra ninguém. Prejudica o avanço da tecnologia, incentiva práticas predatórias de mercado, impedindo novos entrantes. Não compartilhar estrutura só é favorável na cabeça de muitas operadoras no Brasil, que por medo de perder mercado, acabam por não praticar essas iniciativas.

Como fugir disso?

A tecnologia tem um papel fundamental na quebra de paradigmas e na resolução de problemas. Tecnologias como a telefonia via internet (Voip) surgem como uma alternativa para fugir dos altos custos de telefone no Brasil.

 

Em resumo: a telefonia Voip, que significa Voz sobre IP (Protocolo de internet), é a tecnologia de usar a internet já disponível para telefonar. 

 

Quando uma ligação é feita via Voip, a voz é convertida em dados e trafega pela internet. E quando está perto do destino da ligação, a voz é convertida novamente e toca no telefone de destino. É como se todas as ligações fossem locais e praticamente fossem eliminadas as ligações de longa distância.

 

Quer saber mais? Saiba por que o Voip tem as menores tarifas de telefonia e por que a FaleMais é a melhor operadora do Brasil. 

O telefone não morreu: entenda por que o telefone ainda é importante para sua empresa

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.