Mitos e verdades sobre a qualidade da ligação VoIP

qualidade da ligação

A qualidade da ligação VoIP é um tema que, definitivamente, precisa ser esclarecido.

Afinal de contas, essa é uma tecnologia que vem crescendo muito nos últimos anos, e está sendo implementada por empresas de todos os tamanhos em substituição ao sistema de telefonia convencional.

Bom, sem mais delongas, a seguir separamos 4 afirmações sobre a qualidade da ligação VoIP. Descubra quais delas são mitos e verdades.

Vamos lá:

1- Não dá para confiar na qualidade da ligação VoIP

Mito – mas baseado em uma verdade. Como assim?

É fato que lá no início da telefonia VoIP realmente a qualidade da ligação era duvidosa, para não dizer ruim mesmo. Mas isso foi lá nos anos 1990 e início dos anos 2000.

Mais de 20 anos se passaram e hoje a realidade é outra.

O problema não era a qualidade da ligação VoIP em si, mas a conexão com a internet, que nem era de banda larga naquela época, se lembra?

Com o avanço da internet no Brasil, principalmente por conta do surgimento da banda larga, que passou a garantir melhores conexões, aí sim, a qualidade da ligação VoIP evoluiu junto.

Para que o VoIP funcione, ele precisa de uma boa conexão com a internet, entende? Afinal de contas, as chamadas são feitas e recebidas pela própria internet, por meio da transmissão de dados digitais.

Nesse caso, a sua empresa conta com uma boa conexão de internet? Se sim, você pode confiar na qualidade da ligação VoIP. E combinado com um bom projeto de telefonia IP, as ligações da sua empresa serão ainda mais profissionais.

2- É melhor contratar um serviço VoIP com a devida licença dos órgãos reguladores para garantir a qualidade

Verdade.

Contratar um serviço VoIP em uma empresa que nem tem licença e certificações para operar no Brasil pode te causar muitas dores de cabeça – inclusive vai ser complicado na hora de solucionar problemas de robotização, instabilidade, picotes na voz, etc., que são comuns em operadoras que prestam um mau serviço.

Aqui no país, o órgão com a maior competência para regular o setor de telecomunicações é a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). E existem várias licenças essenciais para que uma telefonia VoIP tenha a certificação de qualidade, com destaque para duas: a SCM (Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia) e a STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado).

3- Tanto faz a minha empresa utilizar um VoIP pago ou VoIP gratuito, pois a qualidade será a mesma

Mito.

Por mais que seja ótimo e prático utilizamos VoIP gratuito em nossa vida pessoal (como uma ligação pelo WhatsApp, por exemplo), a qualidade da ligação e o suporte técnico quando ocorrer alguma eventualidade não são os mesmos.

Além disso, empresas que utilizam VoIP gratuito esbarram em outras dificuldades – e uma delas é bem simples: para um colaborador da empresa falar com um cliente via VoIP gratuito, esse cliente também precisa ter o aplicativo e o cadastro nele efetivado para receber a chamada, certo? Em vários casos, ele ainda precisa estar online para recebê-la.

No sistema de VoIP pago, isso não acontece, pois você consegue fazer ligações para todos os dispositivos, incluindo para telefones fixos. Não há necessidade de o cliente ter o mesmo software que o da sua empresa.

Além disso, além dos planos de telefonia, se a empresa também investir em um PABX Virtual, ela leva uma infinidade de recursos que profissionalizam ainda mais o negócio – incluindo aqui, a possibilidade de ela ter um número 0800.

Neste post aqui você vai entender melhor sobre esses recursos adicionais.

4- A qualidade da ligação pode até ser boa, mas o custo é muito alto.

Mito.

Você sabia que o Brasil tem uma das ligações interurbanas mais caras do mundo? Isso porque existe pouca concorrência entre as empresas de grande porte, que monopolizam a maior parte do mercado consumidor.

Uma matéria do Estadão já afirmou que é possível encontrar diferenças de preços de ligações DDD de até 933%. Ou seja, enquanto uma operadora pode cobrar R$ 0,21 por minuto, outra pode cobrar R$ 2,17 pelo mesmo período da chamada. É realmente uma diferença absurda de preço.

Mas sabe porque as ligações interurbanas com VoIP são bem mais baratas? Porque não existe essa variação de custos e o preço fixado é o mesmo, independentemente do horário da ligação, da distância entre as chamadas e do dia da semana.

Aqui na FaleMais, por exemplo, os preços das ligações locais e DDDs são bem claros: R$ 0,08 por minuto para telefone fixo e R$ 0,28 por minuto para ligação para celular. Apenas isso. Muito mais barato do que qualquer outra grande operadora do mercado, não é mesmo?

Bom, então depois de reafirmar e desmistificar todas essas informações sobre a qualidade da ligação VoIP, te convidamos a experimentar os serviços da FaleMais.

Somos uma empresa licenciada pela Anatel e com certificações para operar a telefonia VoIP no Brasil. Todos os nossos clientes recebem tecnologia de ponta em suas chamadas e o melhor: sem contrato de fidelidade.

Clique aqui e teste gratuitamente a nossa telefonia VoIP! Até a próxima!

 

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