O que é PABX virtual e como utilizar

O PABX é uma tecnologia que definitivamente revolucionou as centrais telefônicas e as empresas mundo afora.

E graças ao Voip, cujas ligações podem ser feitas via Internet, o PABX evoluiu ainda mais e hoje pode ser adquirido para funcionar de forma virtual.

Se você quer saber o que esse sistema pode fazer pelo seu empreendimento, esteja ele iniciando ou não, leia este post até o final!

O que é PABX?

Private Automatic Branch Exchange: este é o significado da sigla PABX e pode ser traduzido por algo como “troca automática de ramais privados”.

E é justamente esta a palavra-chave para entender um PABX: ramal.

Trata-se de um aparelho que centraliza toda a comunicação via telefone que ocorre em uma empresa, dividindo uma única linha telefônica em vários ramais. 

É graças ao PABX que hoje você não precisa mais adquirir várias e várias linhas de telefone; basta uma única linha para que o aparelho subdivida em vários ramais que podem ser espalhados entre os setores da empresa.

Sistema do PABX virtual

O PABX facilitou bastante a comunicação interna e externa das empresas, já que é possível redirecionar chamadas recebidas e feitas entre os ramais de forma simples. Além disso, a economia financeira foi grande, pois não era mais preciso investir em várias linhas de telefone para compor uma central.

Conheça aqui os vários tipos de PABX existentes no mercado. 

O que é PABX virtual?

Aí ocorreu a evolução da internet banda larga, e, com ela, um mundo novo de possibilidades agora digitais. A telefonia passou a ser feita, também, via internet com a tecnologia Voip – o Skype, por exemplo, foi um marco na comunicação digital.

Então, surgiu o PABX virtual e a grande novidade: do mesmo modo que a telefonia Voip é feita pela internet, o PABX virtual também funciona totalmente on-line, em nuvem. Ou seja, não há necessidade de adquirir um aparelho físico para interligar os ramais Voip na empresa.

Como utilizar um PABX virtual na empresa?

Ao adquirir uma linha Voip para a empresa, dependendo do plano escolhido, você também pode adquirir um PABX virtual e vários ramais – aliás, esses ramais podem ser acrescentados à medida que a demanda cresce.

Simples assim! Tem uma linha Voip? Adquira um plano que integre um PABX. A configuração dele é bem simples e intuitiva – e pelo menos aqui na FaleMais, a nossa equipe de suporte está preparada para te auxiliar. 

Confira aqui 6 dicas rápidas de como usar um PABX.

As vantagens de um PABX virtual para as empresas

  • Ligações gratuitas entre os ramais, mesmo para aqueles que estejam localizados fora da sede da empresa (imagine a economia?). Aliás, saiba aqui o quanto a sua empresa pode economizar com o PABX virtual.
  • Gravação de chamadas.
  • URA (Unidade de Resposta Audível), que permite que a ligação seja iniciada com uma mensagem personalizada para os clientes para que eles escolham o ramal desejado para falar.
  • Mobilidade, já que as chamadas de Voip possibilitam que as ligações sejam feitas e recebidas a partir dos dispositivos móveis conectados à internet, como tablets e smartphones. Então se você tem vendedores externos, trabalhadores remotos e outras filiais, o Voip com o sistema de PABX virtual é o ideal para o seu negócio economizar.
  • Transbordo de chamadas, o que faz que uma ligação seja automaticamente encaminhada a outro ramal, caso o principal esteja ocupado, evitando que o seu cliente fique muito tempo esperando ser atendido.
  • Acompanhamento do histórico das ligações, auxiliando na gestão da telefonia e na avaliação do desempenho da equipe.
  • Possibilidade de monitorar toda a rede de telefonia, com reparos programados que não afetam a rotina da empresa.
  • Escalabilidade, pois a empresa pode adquirir apenas a quantidade de ramais que deseja, nem mais e nem menos. À medida que a empresa cresce, novos ramais podem ser adquiridos de forma rápida, prática e sem burocracia – pelo menos aqui na FaleMais!

Bom, agora que você já sabe o que é um PABX, está na hora de identificar 5 sinais de que a sua empresa precisa urgente de adquirir um PABX virtual

Como ter um número 0800 em sua empresa em 4 passos
Como fazer ligações via internet de forma simples

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.