Como funciona o Pabx virtual?

Mapa mental de PABX virtual

Você já ouviu falar em Pabx virtual? Pois saiba que ele é uma ótima solução para todas as empresas, mesmo que você esteja iniciando os primeiros passos no mundo dos negócios e pretende profissionalizar o seu atendimento telefônico sem gastar muito.

Portanto, confira todos os detalhes e as vantagens sobre essa tecnologia.

Qual é a diferença entre Pabx e Pabx virtual?

Bom, o Pabx tradicional é um sistema antigo e que revolucionou o setor de telefonia. Afinal, trata-se de um aparelho físico que distribui uma única linha de telefone em vários ramais, transformando-a em uma central telefônica.

Isso barateou muito a telefonia nas empresas, que não precisavam mais adquirir várias linhas para seu call center e para distribuir entre os setores. 

Bastava uma linha, um Pabx, a aquisição de vários aparelhos ramais e pronto. A empresa tinha acesso, ainda, a vários recursos e ferramentas que tornavam a telefonia ainda mais profissional (como o encaminhamento de chamadas, por exemplo). 

 

Central telefônica da intelbras

 

Com a evolução da internet, o Pabx também foi se modernizando e hoje temos à disposição vários tipos de Pabx, e, entre eles, o Pabx virtual

Também conhecido como Pabx IP, o Pabx virtual é um sistema ainda mais completo, com mais recursos e que funciona totalmente pela em nuvem na internet (modelo SaaS, ou, Software as a Service).

 

Como funciona o PABX virtual

 

Ou seja, a empresa não precisa mais comprar um Pabx físico. Basta ter um dispositivo conectado à internet (computador, tablet ou smartphone) e acessar o Pabx pela internet. 

Toda a conversação é recebida e enviada por meio de pacotes de dados em tempo real – sim, a tecnologia Voip tem tudo a ver com isso. 

E um ótimo benefício do Pabx virtual é que as empresas nem precisam abandonar suas linhas e seus aparelhos fixos de telefone. Basta adquirir um ATA, que é um aparelho adaptador, para que as ligações sejam convertidas para Voip. 

No entanto, também é possível realizar a portabilidade do número fixo para uma operadora Voip, garantindo a possibilidade de realizar várias ligações simultâneas com a mesma linha telefônica – o que não é possível com a linha fixa. 

Quais são as vantagens de um Pabx virtual?

 

  • Solução All in One: o Pabx integra muitas funcionalidades e recursos, permitindo que computadores e dispositivos permaneçam integrados e contem com os recursos modernos de gravação de chamadas, acesso ao banco de dados, URA, espera telefônica personalizada, encaminhamento de chamadas, etc. Confira aqui outros recursos do Pabx virtual. 
  • O Pabx virtual é mais barato: você economiza espaço físico, a compra de equipamentos e também a conta mensal de telefone. Com as chamadas Voip, além do custo das ligações ser menor que na telefonia convencional, a ligação entre os ramais é totalmente gratuita, mesmo que o ramal esteja fora da empresa. Além disso, o sistema é escalável – você só adquire a quantidade de ramais que precisa no momento e vai adquirindo à medida que surgir demanda.
  • Sem taxa de manutenção: Como não há equipamento físico, o Pabx virtual também economiza na manutenção e em gastos operacionais que ocorrem em empresas que utilizam aparelhos físicos. 

 

Por que o Pabx virtual para pequenas empresas é o ideal?

Pela economia, flexibilidade e pela mobilidade que o Pabx virtual gera nas empresas, principalmente para quem aderiu à telefonia Voip.

Como um Pabx virtual pode ser dividido em vários ramais, e todos eles podem se comunicar gratuitamente, quando a empresa adere ao Voip ela consegue fazer as ligações pela internet e redirecionar chamadas para ramais que estejam fora da sede da empresa.

Por isso, pequenas empresas, trabalhadores em home office de todos os segmentos se beneficiam com os recursos e as vantagens desse sistema.

Aliás, aqui na FaleMais, alguns de nossos planos Voip contam com Pabx virtual grátis com alguns ramais já integrados. Precisou de mais ramais? Basta adquirir por uma quantia muito menor em relação à telefonia tradicional e pronto.

Se, ainda assim, você precisa de mais argumentos que provam os benefícios do Pabx virtual para o seu negócio, confira 5 sinais de que a sua empresa precisa dessa solução

O que é call center: definição e história
4 técnicas de televendas que você precisa conhecer

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.