PABX: o que é e como funciona

O que é PABX: mulher em call center

Neste post, vamos esclarecer uma dúvida comum entre empresários. Afinal, o que é PABX e qual a sua real necessidade na empresa?

Além disso, entre os vários tipos de PABX disponíveis no mercado, qual representa o melhor custo-benefício e ajuda a empresa a economizar na conta de telefone?

É o que veremos agora!

O que é PABX e como funciona?

O PABX – Private Automatic Branch Exchange – vai de encontro à uma necessidade básica das empresas: integrar a telefonia para reduzir os custos.

É simples de entender. Vamos supor que a sua empresa esteja crescendo e você necessita investir em várias linhas de telefone para colocar em cada setor. Em vez de você comprar um monte de números de telefone, você pode adquirir um PABX.

Esse PABX – que pode ser um aparelho físico ou um software – vai funcionar como uma central telefônica em sua empresa – nessa central, basta apenas uma única linha telefônica (ou mais de uma, caso seja necessário) para que o sistema transforme os diversos aparelhos de telefone em ramais.

Esses ramais comunicam-se entre si (basta discar o ramal desejado) e também fazem (e recebem) ligações externas por meio de um sistema de direcionamento automático. Ou seja, se um cliente ligar para a sua empresa, ele vai ouvir uma gravação personalizada que o orientará a escolher o ramal que deseja falar.

Isso se traduz em agilidade, eficiência – e economia, não é mesmo? Aliás, a ligação entre ramais é feita de forma gratuita, o que é uma grande vantagem.

Confira aqui 6 dicas rápidas de com usar o PABX na empresa.

Quais são os tipos de PABX?

  • PABX analógico: é o aparelho mais tradicional que existe no mercado. É um equipamento físico que integra linhas analógicas (linhas de telefone fixo). Costuma ter um preço mais alto e requer manutenção periódica.
  • PABX digital: possui uma qualidade superior ao modelo analógico por ter áudio digital, sem ruídos e com um volume maior. É possível realizar discagem direta de ramal (DDR) e o entroncamento E1.
  • PABX Voip (ou PABX Virtual): não possui um aparelho físico, o que faz a empresa economizar espaço. É, portanto, um software que pode ser instalado nos computadores da empresa e integra as linhas Voip.
  • PABX híbrido: esse aparelho consegue integrar todos os tipos de linha – analógica e Voip – sendo ideal para empresas que querem investir tanto em linhas analógicas quanto na telefonia Voip.

Neste post aqui você conhece mais detalhes sobre os tipos de PABX.

Quais são as vantagens do PABX nas empresas?

  • Redução de custos: a ligação entre ramais é feita gratuitamente, o que reduz os custos com a comunicação interna, incluindo a comunicação com colaboradores que estejam fora da sede da empresa. Além disso, caso você opte pelo PABX Voip, à medida que demanda cresce, você vai adquirindo novos ramais sem burocracia.
  • Atendimento otimizado e eficiente: outro recurso do PABX é o menu automático de atendimento. Quando o cliente liga para a empresa, ele ouve uma gravação personalizada que o direciona ao ramal desejado, otimizando o atendimento e diminuindo o tempo de espera.
  • Recursos profissionais: correio de voz, URA, transbordo de chamadas e gravação de voz são exemplos de recursos que você passa a ter acesso, dependendo do tipo de PABX escolhido.
  • Facilita a gestão da telefonia: com a telefonia toda integrada pelo PABX, os gestores passam a ter acesso fácil e rápido a relatórios completos sobre cada ramal, o que facilita o acompanhamento de metas, a identificação de problemas e a tomada de decisão com base em dados concretos.

Bom, depois de todas essas informações, a dúvida que pode surgir é a seguinte: “Qual o tipo de PABX mais adequado à minha empresa?”.

A resposta vai depender de uma série de fatores – mas recomendamos fortemente você considerar o investimento em PABX Voip (PABX Virtual). Confira agora todas as vantagens e características desse sistema que funciona totalmente em nuvem.

4003 e 4004: qual a diferença para o 0800
Preço de PABX: quanto custa e como implementar

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.