PABX e Voip: por que utilizar esses dois sistemas de forma integrada?

PABX e Voip

PABX e Voip formam uma dupla poderosa no atendimento telefônico de qualquer empresas e hoje você vai entender os motivos.

Em primeiro lugar, o PABX já está presente na rotina dos call centers há um bom tempo, mas com o surgimento da tecnologia Voip, ele também se modernizou e facilitou bastante a mobilidade das empresas.

Portanto, vamos aos motivos? Considere investir em PABX e Voip porque:

1. Porque o Voip deixa a ligação telefônica mais barata

O Voip é a tecnologia que transforma a voz em dados em endereços de IP. Ou seja, você fala e ouve totalmente pela internet. O Skype e as chamadas de áudio do WhatsApp são bons exemplos disso.

Mas muita gente não sabe é que o Voip também é mais barato de ser utilizado nas empresas. Aliás, o custo do minuto das ligações para telefones fixos e móveis pode ser até 70% menor em relação à telefonia analógica. 

Relembre aqui todos os detalhes sobre como funciona e as vantagens do Voip. 

2. Porque o PABX distribui as ligações em ramais e profissionaliza o atendimento

Se você já trabalha com PABX, já sabe a principal missão deste equipamento: distribuir uma única linha telefônica em vários ramais, que podem ser utilizados nos diversos departamentos da empresa.

Isso fez com que os empreendimentos economizassem muito, porque com um único aparelho, não foi mais necessário investir em várias linhas de telefone para suprir a demanda de atendimento. Basta um número, um PABX, vários ramais e pronto. 

Além disso, o PABX trouxe mais inovações aos negócios por conta de uma série de funcionalidades que profissionalizam o atendimento telefônico e melhoram a gestão do call center, tais como:

  • gravação de chamadas;
  • URA (Unidade de Resposta Audível), que é aquele menu automático de atendimento no início das ligações;
  • espera personalizada;
  • correio de voz;
  • transbordo de chamadas (quando o ramal principal estiver ocupado, a ligação é automaticamente transferida a outro ramal);

Conheça os tipos de PABX e como ele evoluiu com o tempo. 

3. Porque PABX e Voip juntos gera o PABX virtual

Com a evolução da internet banda larga, que proporcionou a melhor na qualidade das ligações Voip, o PABX aos poucos também foi evoluindo até chegar hoje em um modelo totalmente virtual.

Estamos falando do PABX virtual, que não requer mais a compra de um aparelho físico para interligar os telefones da empresa. Tudo é feito virtualmente, seja por meio de um hardware no computador ou pelo PABX em nuvem, bem no sistema Software as a Service (SaaS), que sequer ocupa espaço em seu equipamento.

Todos os recursos do PABX físico são aproveitados na modalidade virtual, e de forma ainda melhor: com um áudio digital de mais qualidade – e você sabe que problemas de áudio prejudicam bastante a experiência do cliente durante o atendimento, não é mesmo?

Nesse caso, PABX e Voip formam uma dupla imbatível e ajudam, por fim, a gerarem outra vantagem para as empresas:

4. Porque PABX e Voip dão mobilidade aos negócios

Esta é uma grande vantagem e que está diretamente proporcional ao estilo das empresas no mundo atual. A mobilidade não é mais um luxo, mas uma rotina presente em diversos segmentos e portes empresariais.

Hoje, muitos colaboradores trabalham de forma remota, em seus home offices, ou, ainda, realizam viagens corporativas com muita frequência. Há empresas cujos diretores vivem até mesmo em outra cidade ou país. 

Imagine, então, estruturar um atendimento telefônico completamente analógico? Isso provavelmente geraria altos custos com infraestrutura e a necessidade de várias linhas móveis e fixas para unificar a comunicação interna da empresa.

Mas com PABX e Voip – PABX no modelo virtual, é claro – essas fronteiras não existem. Basta que os dispositivos móveis tenham acesso à internet e sejam configurados à conta Voip e ao PABX em nuvem para que todos falem com qualidade. E o melhor: a ligação entre os ramais é totalmente gratuita, mesmo que esses ramais estejam fora da sede da empresa.

Viu como a dupla PABX e Voip pode revolucionar a comunicação em seu negócio? Mas, talvez você ainda esteja na dúvidas se vale a pena ou não investir nessas ferramentas. 

Nesse caso, recomendamos fortemente que você teste gratuitamente a qualidade do nosso Voip. Neste link a gente explica como funciona o teste grátis do Voip FaleMais

Como reduzir os custos com telefonia na empresa em 6 passos
Como fazer a instalação de um PABX virtual?

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.