Home office e Voip: por que adotar essa tecnologia?

Home Office e Voip: como a tecnologia ajuda na produtividade da equipe

 

O trabalho em casa vem crescendo durante a pandemia de Covid-19 e a expectativa é que ele continue em alta mesmo após o período de quarentena. Por isso, precisamos falar sobre o quanto home office e Voip estão diretamente relacionados.

 

Este assunto é importante porque sabemos que muitas empresas têm tido dificuldades técnicas para estabelecer uma boa comunicação com a equipe e também com os clientes. Escritórios que antes funcionavam com a telefonia fixa, por exemplo, são os que mais precisam se adaptar, já que agora todos estão trabalhando à distância. 

 

Por isso, neste post você vai saber como o Voip ajuda a manter a produtividade da sua equipe e o atendimento ao cliente com o melhor custo-benefício do mercado. 

O que é a tecnologia Voip?

Voip significa Voice Over Internet Protocol e nada mais é do que a tecnologia que permite fazer e receber chamadas (em áudio ou em vídeo) por meio da internet, sem necessidade de linha fixa de telefone. 

 

Ou seja, com o Voip, você pode ligar para seus clientes, colaboradores e fornecedores utilizando dispositivos que tenham acesso a internet – como computadores de mesa, notebooks, tablets e smartphones. A grande vantagem é que as tarifas custam bem menos em relação a planos móveis de telefone. 

 

Para detalhes mais técnicos sobre o funcionamento do Voip, leia este post aqui

Home office e Voip: as vantagens

1. O Voip utiliza o número fixo que você já tem

Com a portabilidade do número fixo da sua empresa para o Voip, fica bem mais fácil continuar atendendo aos clientes mesmo em home office.

 

Na prática, no Voip é possível direcionar as ligações para outros dispositivos, sem precisar contratar uma nova linha ou solicitar a mudança de endereço. Simples e prático. 

2. O Voip ajuda no gerenciamento da produtividade da equipe 

Como tudo é feito pela internet, home office e Voip são parceiros da produtividade. Isso porque o histórico das chamadas realizadas pelas equipes podem ser monitoradas à distância, já que ficam em nuvem. 

 

Isso é essencial principalmente para empresas que lidam com uma equipe grande de vendas, marketing e SAC. 

3. O Voip reduz os gastos de comunicação

Os custos das tarifas Voip podem ser até 60% menores em comparação à telefonia fixa e móvel. Isso realmente faz a diferença no home office – e fora dele também.

 

Além disso, a estrutura de trabalho é reduzida, já que não é necessário instalar fios, equipamentos físicos, etc. Os colaboradores recebem e fazem chamadas dos dispositivos que a empresa já forneceu a eles para o trabalho em home office. 

 

Confira outras vantagens da tecnologia Voip para sua empresa

Home office e Voip: exemplos de recursos

Já falamos sobre algumas vantagens da parceria entre home office e Voip. Agora vamos citar alguns exemplos de recursos profissionais que essa tecnologia oferece:

1. URA

A Unidade de Resposta Audível (URA) nada mais é do que aquele menu automático de atendimento. Ou seja, é aquele atendimento virtual que oferece opções ao cliente para que ele seja atendido pelo departamento certo.

 

Isso facilita muito o trabalho remoto, já que muitas demandas podem ser resolvidas pela URA, aumentando a produtividade da equipe e a experiência de atendimento ao cliente. 

2. Transbordo de chamadas

Se o ramal principal da empresa estiver ocupado, a ligação é transferida automaticamente a outro ramal, evitando que a pessoa fique sem atendimento. 

3. Correio de voz e mensagem personalizada

O recurso do correio de voz é fundamental para home office. Se, por exemplo, os colaboradores receberem ligações fora do horário do expediente, o correio de voz é acionado com uma mensagem personalizada.

 

Além disso, as gravações podem ser direcionadas diretamente a um e-mail específico, facilitando a retomada do atendimento o mais rápido possível.

4. Número virtual e número 0800

 O número virtual é perfeito para home office, pois trata-se de um número de telefone fixo que é vinculado ao Voip e que faz alusão a uma determinada cidade ou Estado, sem que exista uma linha no local.

 

Ou seja, se a sua empresa está em Belo Horizonte (DDD 31) e você tem clientes e colaboradores em São Paulo (DDD 11), basta adquirir um número virtual com o DDD paulista para que as chamadas sejam feitas a um custo de ligação local. 

 

Essa é mais uma vantagem entre home office e Voip, já que os colaboradores podem estar espalhados por várias localidades de DDDs diferentes, mas comunicando-se ao custo de chamadas locais. 

 

Além disso, também é possível adquirir um número 0800 Voip, que fornece um verdadeiro atendimento ao cliente mesmo os colaboradores estando à distância. Confira mais detalhes sobre essa modalidade aqui

 

E então? Gostou de saber que home office e Voip têm tudo a ver para o custo-benefício e a produtividade da sua empresa?

 

Então confira os detalhes e valores de cada um dos planos Voip oferecidos pela FaleMais. 

PABX para pequenas empresas em 2020: qual o melhor?
Gestão financeira na crise: como sair do vermelho

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.