Qual é a melhor tecnologia para fazer uma ligação?

fazer uma ligação?

Quem, em 1877, poderia imaginar que hoje em dia existem diferentes maneiras de fazer uma ligação?

Essa data não é por acaso: foi o ano em que o então imperador D. Pedro II inaugurou o uso da linha telefônica aqui no Brasil. As primeiras linhas analógicas ligavam o Palácio da Quinta da Boa Vista às casas dos ministros do império. 

De lá para cá, a tecnologia foi se expandindo até que chegamos ao cenário atual: é possível escolher como fazer uma ligação.

Portanto, no post de hoje vamos explicar quais são as diferentes tecnologias e qual apresenta o melhor custo-benefício para a comunicação da sua empresa, que precisa de qualidade, recursos profissionais e baixo custo. 

Os 3 principais tipos de telefonia para fazer uma ligação 

1. Telefonia fixa

A telefonia fixa foi a primeira a primeira telefonia que se popularizou por conta da tecnologia analógica.

No telefone fixo, o microfone transforma o som da nossa voz em um sinal elétrico, que sai por meio de um fio e viaja por meio de cabos ou na forma de luz (fibra ótica). Quando o telefone é sem fio, a tecnologia é a mesma, já que a sua base permanece ligada a uma corrente elétrica e viaja por ondas de rádio ou de luz. 

Na prática, muitas empresas ainda utilizam a telefonia fixa para fazer uma ligação, embora seus custos possam onerar o orçamento financeiro, dependendo do tipo de plano empresarial contratado e do volume de chamadas.

2. Telefonia móvel

Outra forma de fazer uma ligação é por meio da telefonia móvel, cada vez mais popular no mundo todo, principalmente aqui no Brasil. Afinal de contas, essa tecnologia ocorre por meio dos dispositivos móveis (celulares, tablets e smartphones).

Na telefonia móvel, é possível receber ou fazer uma ligação estando em movimento e em qualquer local onde exista um sinal – ou seja, uma comunicação sem fio (wireless) entre uma Estação Rádio Base (ERB), que é conectada a uma central de controle, e um terminal. 

A telefonia móvel começou a ser comercializada em 1983 e realmente revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, já que mobilidade e a praticidade passaram a fazer parte da rotina. 

Na prática, muitas empresas contam apenas com a telefonia móvel para fazer uma ligação, enquanto outras decidem reunir os dois tipos de telefonia para conseguir equilibrar os custos, já que dependendo do tipo de plano móvel, o custo das ligações pode ser elevado. 

3. Telefonia Voip

A terceira opção principal para a empresa fazer uma ligação tornou-se popular depois da expansão da internet banda larga.

A tecnologia Voip é a completa união entre praticidade e mobilidade, já que nesse sistema as ligações não são mais feitas por linhas analógicas, mas, sim, pela própria internet.

No Voip, que significa Voz sobre IP, os sinais de voz são transformados em dados e transportados pela rede de telefonia via internet. Isso faz com que na prática ao custo para fazer uma ligação é bem menor se comparado a telefonia analógica – essa economia pode ser reduzida em até 80%.

Além disso, o Voip também possibilidade mobilidade à empresa sem perder a qualidade da chamada, já que é possível receber e fazer uma ligação nos dispositivos conectados à internet, o que inclui também os próprios computadores e notebooks que a empresa já possui. 

E então, qual é a melhor tecnologia para fazer uma ligação? 

As três alternativas que citamos acima são bons exemplos de tecnologias para fazer uma ligação empresarial – mas existe uma que reúne todos os benefícios: a telefonia Voip.

Eis algumas vantagens:

  • Redução de até 80% do valor do minuto das ligações.
  • Mobilidade, já que as ligações podem ser feitas a partir dos dispositivos móveis e computadores que a empresa já tem.
  • Ligações gratuitas entre ramais.
  • Inclusão de PABX virtual, que reúne vários recursos importantes, como: gravação de chamadas, espera personalizada, menu automático de atendimento, etc.
  • Possibilidade de empresas de pequeno e médio portes terem acesso a um número 0800, otimizando o atendimento ao cliente. 

Quer entender mais como o Voip pode ajudar a sua empresa não apenas para fazer uma ligação, mas otimizando vários processos? Então conheça 5 sinais de que a sua empresa precisa investir nessa tecnologia

Voip online: como pode ajudar no atendimento ao cliente da sua empresa?
Vendedor de alta performance: 6 atitudes de um profissional com desempenho superior

Junte-se a mais de 5000 empresas e receba
nossas dicas exclusivas por e-mail.

Digite seu e-mail abaixo e receba gratuitamente nossas dicas e conteúdos.