Como vender um produto ou serviço caro? Confira 12 dicas práticas
Saber como vender um produto ou serviço caro pode ser um desafio, principalmente para empresas iniciantes.
Em primeiro lugar, precisamos entender que o conceito de caro ou barato está, inegavelmente, ligado à necessidade do cliente e da solução de problemas que determinado produto ou serviço possa oferecer – e, em menor grau, às condições de preço da concorrência e à atual realidade econômica de determinada região.
Entendido isso, a seguir separamos 12 dicas práticas de como vender um produto ou serviço caro de modo que o seu cliente saiba que está levando algo de real valor e que realmente atende às suas necessidades ou desejos.
Vamos lá?
1. Ofereça a solução para o problema do cliente
Esse talvez seja o mandamento nº 1 quando o assunto é como vender um produto ou serviço caro.
O produto ou serviço precisa realmente atender a uma necessidade ou desejo do seu público – e estar de acordo com o preço que esse público paga por ele.
Por isso, construa a sua base de argumentação de vendas com base nessas necessidades e desejos que serão atendidos. O foco será sempre em quanto o seu cliente pode se beneficiar pelo produto.
Saiba mais: Como montar um script de vendas por telefone.
2. Deixe o cliente à vontade para experimentar o produto ou serviço
Deixar o cliente fazer um test drive, tocar no produto, experimentá-lo, senti-lo, também pode ser considerada uma boa tática de como vender um produto ou serviço caro. Isso dará ao cliente a sensação de segurança antes de realizar uma grande compra.
3. Trabalhe com produtos ou serviços que tenham qualidade superior
A terceira dica de como vender um produto ou serviço caro é ter a certeza de que ele realmente vale o preço que é cobrado, tanto em sua parte estética quanto estrutural.
Na prática:
- invista em matéria-prima de qualidade;
- ofereça um atendimento de alto padrão;
- crie um ambiente de vendas sofisticado e agradável.
4. Conheça os sinais emitidos pelos clientes
Outra dica de como vender um produto ou serviço caro é conhecer certos sinais que indicam o interesse ou desinteresse do cliente durante o processo de negociação.
O excesso de perguntas, a insistência sobre determinado ponto, o interesse em conhecer o ambiente físico que cerca o estabelecimento e até mesmo poder tocar e experimentar o produto, ao contrário do que você pensa, são sinais claros de que o cliente tem interesse urgente em adquirir seu produto ou serviço.
Por isso, reconheça esse sinais positivos e também os negativos, que indicam desistência ou que o cliente ainda não está preparado para a compra.
Leia também: Funil de vendas e ligação telefônica: quando é a hora certa de abordar o cliente?
5. Procure utilizar uma linguagem correta
Muitos vendedores se perguntam o que fazer para vender produtos caros, que geralmente são vendidos para indivíduos de classe A. Assim, sem correr o risco de perder a venda devido a constrangimentos com a linguagem e com conhecimentos gerais.
Para essa questão, só há uma saída: investir em educação, instrução técnica, em técnicas de vendas e também entender como funciona o dia a dia do cliente. Por isso, é importante antes de tudo levantar o perfil exato do público-alvo do seu negócio, pois dessa forma, você saberá a melhor maneira de abordá-lo.
6. Evite subestimar as qualidades dos concorrentes
O profissional que sabe o que fazer para vender bem jamais subestima a qualidade dos concorrentes, principalmente quando ela já foi testada pelo cliente.
Por isso, faça uma boa análise dos seus principais concorrentes, identifique os pontos negativos e positivos, e, por fim, monte argumentos com base em todas as objeções de compra que o seu potencial cliente possa apresentar.
7. Faça perguntas abertas ao seu cliente
Saber fazer perguntas abertas também é uma das ferramentas que ensinam o que fazer para vender bem; pois, no segmento de vendas, a comunicação representa praticamente 80% do êxito de um negócio.
Esse tipo de pergunta deixa o cliente livre para discorrer sobre suas dúvidas, preocupações e receios com relação a determinado produto ou serviço (diferentemente das perguntas fechadas, que tem mais a ver com o fechamento do negócio).
Questione-o de forma amigável o por quê dele considerar o preço alto (caso ele considere), deixe-o livre para falar sobre o que viu na concorrência e, sem perceber, já estará assumindo um vínculo de cumplicidade que dificilmente fará com que o cliente bata em outra porta.
Desenvolva, portanto, uma comunicação empática durante a negociação.
8. Não demonstre que só está interessado na venda
A oitava dica de como vender um produto ou serviço caro é não demonstrar ao cliente que você está interessado somente na venda em si, e não na satisfação do cliente.
Demonstrar que realmente se importa em resolver a demanda do consumidor cria um vínculo de cumplicidade e respeito com ele, que não se sentirá apenas como se houvesse o símbolo do cifrão em seu rosto.
Por isso, mantenha a conversa aberta, mesmo que a possibilidade de venda não se dê no momento. Uma atitude como está deixa o cliente mais seguro, tranquilo e confiante, pois, em sua cabeça, se o vendedor deu-lhe possibilidade de voltar outro dia para mais uma conversa. Isto significa que o seu produto realmente tem qualidade e valor.
9. Só fale em preço após estar certo de que o cliente conhece o valor do seu produto
Quando um especialista em vendas é perguntado sobre o que fazer para vender bem, principalmente quando se trata de um produto caro. Uma das primeiras respostas que ele dará é que o preço é a última questão a ser abordada pelo vendedor.
Primeiro, é preciso conquistar a confiança do cliente através de uma explanação minuciosa das qualidades e benefícios do produto ou serviço.
Por isso é tão importante criar um relacionamento com o potencial cliente, de modo que ele seja apresentado ao produto ou serviço e se sinta naturalmente atraído por ele. As estratégias de marketing são fundamentais nesse processo.
10. Diversifique os canais de vendas depois de saber como vender um produto ou serviço caro
É preciso estar onde o seu público está. Por isso, é importante diversificar os canais de vendas para que consiga atender aos clientes de forma eficiente e do jeito que ele prefere ser atendido.
Exemplos de canais de vendas são:
- loja virtual;
- telefone;
- redes sociais;
- site;
- chat;
- WhatsApp.
11. Mostre ao cliente casos de sucesso
A prova social é uma excelente forma de como vender um produto ou serviço caro. É por meio do depoimento de outros clientes que o potencial consumidor se decide pela compra.
Por isso, entre em contato com seus cliente fiéis e colha depoimentos para divulgá-los em seus canais de vendas. Certamente isso fará toda a diferença nos resultados.
Saiba mais: Caso de Sucesso entre Convenia e FaleMais Voip.
12. Não abra mão de um bom pós-venda
Por fim, ofereça suporte técnico sempre disponível e de fácil acesso, além de um atendimento ao cliente de alto padrão (que deverá estar de acordo com o produto ou serviço vendido).
Dê garantias de que o seu negócio estará sempre à disposição do cliente oferecendo suporte, dicas, manutenção e produtos extras que podem agregar ainda mais valor às suas vidas. Portanto, não negligencie o pós-vendas.
Gostou das dicas? Então vamos nos aprofundar no assunto entendendo como um bom atendimento telefônico pode reduzir o ciclo de vendas e fazer com que você feche negócio mais rápido.